Notícias
CÂMARA DE PORTIMÃO ADQUIRE ESPÓLIO DE MANUEL TEIXEIRA GOMES
No prosseguimento de uma política de recuperação do legado do antigo Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, a Câmara Municipal de Portimão adquiriu um valioso espólio, pertencente a este distinto cidadão portimonense.
No prosseguimento de uma política de recuperação do legado do antigo Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, a Câmara Municipal de Portimão adquiriu um valioso espólio, pertencente a este distinto cidadão portimonense.
Esta aquisição, ocorrida no decurso de um leilão realizado em Lisboa durante o mês de Maio, assume particular relevância para o conhecimento e a interpretação da vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, do seu gosto estético e artístico, constituindo uma referência incontornável da memória, da identidade cultural e da história colectiva de Portimão, à qual está indissociavelmente ligado aquele ilustre munícipe.
O importante acervo, compreendido entre os séculos XVIII e XIX, é constituído por 50 peças e objectos pessoais, desde objectos de arte, designadamente pintura e escultura, mobiliário diverso, e um conjunto de peças decorativas e utilitárias em prata, marfim, bronze e madeira, que acompanharam Teixeira Gomes, na sua estada diplomática em Inglaterra e posteriormente na Presidência da República, representando um significativo contributo para o enriquecimento da sua actual colecção, existente no Museu Municipal de Portimão, a qual será objecto de conservação e posterior divulgação pública, aquando da sua abertura.
Refira-se que, algumas peças da colecção Teixeira Gomes, foram cedidas temporariamente ao Museu da Presidência, para integrarem a exposição “ Presidentes de Portugal”, inaugurada a 10 de Junho, na Câmara Municipal no Porto, pelo actual Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal.
A Câmara Municipal de Portimão compromete-se a dar continuidade e a privilegiar o estudo e a recolha dos testemunhos materiais, ligados às diversas vertentes da personalidade de Teixeira Gomes à qual, para além da sua acção política enquanto diplomata e Presidente da República, se juntam entre outras, a do escritor, do viajante, do empresário de frutos secos, do esteta e coleccionador de arte, que marcaram o seu singular perfil e percurso de vida entre 1860 e 1941.
Fotografia de Teixeira Gomes, obtida em 1920 no seu gabinete de trabalho, na delegação de Portugal em Londres.
A escultura “O Busto Romano” em bronze, com base em mármore, junto da qual Teixeira Gomes se deixou fotografar, integra o conjunto das 50 peças adquiridas pelo Município de Portimão.