"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

À SOMBRA DA OLIVEIRA: JANTAR NO MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO

Museu de Alberto Sampaio apresenta o programa do jantar que se realizará nos jardins do Museu de Alberto Sampaio, dia 7 de Julho, pelas 20h45. No jantar estarão presentes mais de 80 convidados que terão a oportunidade de conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido no museu.

Museu de Alberto Sampaio apresenta o programa do jantar que se realizará nos jardins do Museu de Alberto Sampaio, dia 7 de Julho, pelas 20h45. No jantar estarão presentes mais de 80 convidados que terão a oportunidade de conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido no museu.

Por compromissos inadiáveis não poderemos contar com a Sr.ª Ministra da Cultura que se fará representar pelo seu chefe de Gabinete, Dr. Carlos Rodrigues.

Durante o jantar os convidados poderão assistir a uma apresentação multimédia permanente na qual se dará conta da história do museu, das colecções que possui e das actividades que desenvolve. Ao longo do jantar suceder-se-á uma série de eventos que ajudarão a tornar este primeiro jantar à sombra da Oliveira numa noite de alegre e cultural convívio, assim se deseja e espera!

«À sombra da Oliveira: jantar no Museu» - Programa

20H45 - Recepção dos convidados

21H15 - Assinatura do Protocolo entre a IBM e o IPM
A IBM Portugal e o Instituto Português de Museus, nas pessoas dos seus Presidentes, respectivamente José Joaquim de Oliveira e Manuel Bairrão Oleiro, assinam um protocolo de colaboração com vista à disponibilização de dois quiosques multimédia nas instalações do Museu de Alberto Sampaio. A partir de agora os visitantes deste Museu, turistas ou alunos de arte, arquitectura ou história, terão acesso ao espólio cultural do Museu Hermitage em São Petersburgo ou a consultas virtuais à estátua Fiorentina Pietà, de Miguel Ângelo, restaurada com recurso a tecnologia multimedia da IBM.

21H30 - Jantar

Ementa:

Entradas: tapas de presunto com pão preto, tapas de espargos, colheres de prova com salmão, croquetes de caril, massa filo com espargos, massa filo com camarão, caixa de folha de bananeira com camarão e legumes, consumé de faisão servido em copo de shot.

Prato principal: strogonoff com arroz basmati.

Sobremesa: demi-cuit de chocolate com gelado de tangerina, salada de frutas.

Bebidas: sumos, águas, verde branco S. Gião, maduro branco Castelo d’Alva, maduro tinto Quinta dos Arciprestes, digestivos.

22H00 - Recital de música: Música da Índia
Franklin Pereira e Jonatham Saldanha apresentam, em instrumentos da música clássica da Índia – sitar e tabla –, o «raga» Myan ki Malhar, criado na corte Mogol dos séculos XVI e XVII.
Os primeiros minutos do recital são tocados em vasos de música e címbalo do Tibete, com a participação de Ana Caldas.

22H30 - Café
Durante o Café decorrerá a apresentação do Teatro de Marionetas intitulado: «Como D. João I tomou a vila de Guimarães!».
Fernão Lopes, cronista de D. João I, conta-nos com todo o pormenor, na «Crónica de D. João I», o modo como este monarca, em 1385, tomou Guimarães. Nessa época, Guimarães tinha duas vilas, a Vila de Baixo e a Vila de Cima, e ambas apoiavam o rei de Castela e D. Beatriz. D. João I empenhado em conquistar Guimarães para a sua causa decidiu tomar primeiro a Vila de Baixo. A estratégia que utilizou foi de grande engenho e astúcia tendo contado para isso com a ajuda de Afonso Lourenço e Paio Rodrigues, escudeiros vimaranenses.
Afonso Lourenço residente na Vila de Baixo pediu ao guarda da Porta do Postigo, João Azedo, que no dia seguinte bem de manhãzinha lhe abrisse a porta pois vinha sozinho e queria entrar com uma cuba de vinho. Tal como o combinado o guarda abriu-lhe a porta tendo Afonso Lourenço aproveitado para fazer sinal a el rei e aos seus homens que assim entraram e tomaram a Vila de Baixo.
Este episódio da história vimaranense é encenado e dramatizado neste teatrinho de marionetas que resulta do trabalho conjunto entre a Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora e o Serviço Educativo do Museu de Alberto Sampaio. Apesar de ser destinado a um público muito jovem temos a certeza de que se vai deleitar com este espectáculo!
Peça teatral e cenário concebidos pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora.

23H00 - Breves palavras aos convidados
Algumas breves palavras sobre o trabalho desenvolvido no Museu. O que se fez e o que se espera fazer, com a ajuda de todos.

23H15 - Inauguração dos Quiosques Multimédia doados pela IBM
Proceder-se-á à inauguração dos quiosques multimédia doados ao Museu pela IBM. Os dois quiosques oferecidos pela IBM ao Museu de Alberto Sampaio ficam em espaços distintos do Museu: um, o que nos permite conhecer o Museu Hermitage, situa-se junto à recepção, no átrio de acesso ao claustro; o outro, que nos dá a conhecer o restauro da Pietà, de Miguel Ângelo, situa-se na Sala de Aljubarrota, bem perto do tríptico de prata oferecido por D. João I a Nossa Senhora da Oliveira.

23H30 - Pé-ante-pé: Roteirinhos do Museu
Propomos aos nossos convidados a descoberta do Museu através dos Roteirinhos recentemente editados pelos Amiguinhos do Museu de Alberto Sampaio e realizados pelo Serviço Educativo do Museu. Faça a sua inscrição. Oferecemos-lhe o Roteirinho!
Os Roteirinhos pretendem despertar o interesse dos mais pequenos para a descoberta do espólio que o Museu de Alberto Sampaio alberga, proporcionando uma exploração feita de modo divertido e muito descontraído.
As actividades propostas constituem uma oportunidade para se adquirirem conhecimentos históricos desenvolvendo, ainda, a capacidade de observação e de descoberta.
Os percursos «acompanhados» pelos Roteirinhos podem ser feitos individualmente, em pequenos grupos ou em família.
Hoje são lançados três Roteirinhos: o Roteirinho dos animais, o das adivinhas e o da música. No início do próximo ano serão lançados mais três: o Roteirinho da Virgem Maria, o do Menino Jesus e o dos anjinhos.

24H00 - Visita guiada à exposição de escultura «Momentos, de Paulo Neves»
A visita guiada será realizada pela Directora do Museu.
A escultura de Paulo Neves transmite serenidade, paz interior, leva à contemplação, e, essas sensações de olhar feitas, advêm, talvez, do uso compulsivo que o escultor faz da linha curva.
As linhas do círculo e da espiral na escultura de Paulo Neves são em forma de cunha, têm rugosidade, têm força, apetece senti-las com as mãos, percorrer os seus interstícios, apetece afagá-las, sentir a frieza da pedra ou a quentura da madeira. Alguns destes círculos e espirais transmutam-se em rodas, rodas gigantes.
E, de círculo em círculo, de espiral em espiral, Paulo Neves criou escultura, belas e serenas esculturas que nos apaziguam e nos fazem meditar.
De curva em curva se faz o caminho, se faz a vida e, com Paulo Neves, se fez arte.

Na hora da despedida será oferecida uma prenda-surpresa a cada conviva, da qual constará uma doce e saborosa recordação!

Museu de Alberto Sampaio
Rua Alfredo Guimarães
4810-251 GUIMARÃES
Tel: 253 423 910 / Fax: 253 423 919
E-mail: masampaio@ipmuseus.pt

Agenda
Teatro

A Colónia

Teatro Nacional São João 23 Jan a 26 Jan 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,553,063