Notícias
ESCOLA PROFISSIONAL DE ARTES E OFÍCIOS DO ESPECTÁCULO (EPAOE)
A EPAOE é uma importante alternativa de carácter profissional. Muitos jovens encontram aqui espaço para o seu talento e caminhos para a sua vida profissional.
A EPAOE é uma importante alternativa de carácter profissional. Muitos jovens encontram aqui espaço para o seu talento e caminhos para a sua vida profissional.
Reconhecida pelo Ministério da Educação, é a única escola profissional neste sector e confere aos alunos equivalência ao 12º ano.
Áreas de Formação:
Cenografia
Adereços
Luz e Som
Figurinos, Modelação e Costura
Caracterização
Técnicas Circenses
Acrobacia
Expressão Corporal
Interpretação
Música e Voz
A EPAOE - Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo - é parte do projecto Chapitô. Teresa Ricou, sua fundadora, com uma equipa de profissionais, tem vindo desde 1991, a estruturar uma escola que responda às necessidades de formação na área do espectáculo.
Oferece dois cursos - Artes e Animação Circenses e Ofícios do Espectáculo, com duração de 3 anos. Dá equivalência ao 12º ano com Certificado Profissional de nível 3, de acordo com a regulamentação da União Europeia.
A finalidade da Escola é, por um lado, inovar e, por outro lado, integrar as artes e os ofícios do espectáculo. A formação dos alunos processa-se em projecto. No 1º ano sob a designação Mostra Técnica, no 2º ano Exercício-Espectáculo, e no 3º ano Projecto PAP (Prova de Aptidão Profissional), e estágio.
Aprendizagens não-curriculares/workshops Para além das aprendizagens curriculares, a escola aposta no convite a profissionais das áreas artística e técnica como complemento de formação, ao longo de todo o ano lectivo.
Entrar na EPAOE - Chapitô significa decidir estar presente, de livre vontade, disposto a entregar-se ao imenso esforço e disciplina que a profissão de ofícios ou de artista do espectáculo exige; As técnicas circenses são o centro de aprendizagem física, artística, cultural, plástica dos cursos de Artes e de Ofícios do Espectáculo. Por isso, conhecimentos práticos e teóricos são cruzados em seminários, laboratórios e na área de Integração.
Dos alunos que passaram pelo Chapitô, a maioria encontra-se, com sucesso, no mercado de trabalho (nos bastidores, na cena ou em produções próprias)
A EPAOE - Chapitô trabalha para que o corpo deixe de ser um instrumento e se afirme na sua individualidade físico e mental, descobrindo a criatividade de construir o espectáculo; Ao longo de 15 anos, nos 25 de existência do Chapitô, a Escola tem realizado actividades e espectáculos em prestigiados espaços culturais (Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Fórum Lisboa, Pavilhão Atlântico, Centro de Estudos Judiciários, Teatro Taborda, Pavilhão do Conhecimento, Teatro Esfera, entre outros) tem participado em feiras e festivais internacionais (EXPO'98, Córdova- 1998, Hannover -2000,Katerini-Grécia - 2003, e em programas transnacionais europeus).
Para mais informações:
Tel: 218 855 550
E-mail: epaoe@chapito.org
Site: www.chapito.org