Notícias
“GUIA DO CIDADÃO” VAI SER PUBLICADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA
A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai publicar o “Guia do Cidadão”. Trata-se de uma publicação, que surgirá no âmbito da actividade do Conselho Municipal de Cidadania, empossado em Janeiro passado.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai publicar o “Guia do Cidadão”. Trata-se de uma publicação, que surgirá no âmbito da actividade do Conselho Municipal de Cidadania, empossado em Janeiro passado.
A decisão de se publicar um “Guia do Cidadão” em Ponta Delgada foi tomada hoje, em reunião do Conselho Municipal de Cidadania, órgão consultivo da autarquia, constituído por cidadãos representantes de várias áreas de acção social, cuja acção tem como objectivo debater e estimular o interesse pela discussão da coisa pública.
O “Guia do Cidadão” fará, assim, a abordagem a vários aspectos da cidadania, desde a segurança, a educação, até à primeira infância e à interculturalidade, numa publicação que é fundamentada num trabalho já desenvolvido pelo Comandante Furtado Dias.
É, também, uma das grandes prioridades do Conselho Municipal de Cidadania para o ano em curso chamar os jovens à participação cívica activa, suscitando junto da população estudantil o debate sobre as questões locais. Para esse efeito, o Conselho consultivo, reunido dia 12 de Junho, nos Paços do Concelho irá, igualmente, elaborar o regulamento para a promoção de um Fórum de Debate dos estudantes do 3º Ciclo e do Ensino Secundário na Câmara Municipal de Ponta Delgada que desafiará a população estudantil a apresentação de soluções junto da autarquia para a resolução de um tema relacionado com as problemáticas locais, como por exemplo, a gestão dos resíduos sólidos.
Ainda neste âmbito, mas já destinado aos alunos do Ensino Secundário, o Conselho Municipal de Cidadania propôs também a regulamentação de um concurso que atribuirá um prémio aos melhores trabalhos escolares sobre a Autonomia Regional.
Outro nível de sensibilização dos jovens para as questões de cidadania ficou, também, em cima da mesa do encontro de hoje, por proposta dos membros daquele órgão consultivo. Trata-se da promoção de uma iniciativa de sensibilização para o excesso de consumo de álcool pelos mais jovens, sendo proposta, no âmbito das actividades de animação da Câmara Municipal de Ponta Delgada, a realização de uma chamada “Noite Clean”, ou seja, sem o consumo de bebidas alcoólicas, em que uma actividade de entretenimento nocturno será o mote para sensibilizar os mais jovens para o facto do divertimento ser possível sem o consumo de álcool.
O encontro do Conselho Municipal de Cidadania, realizado esta manhã, foi desta forma um encontro preparatório para a elaboração do plano de acção do Conselho de Cidadania até Dezembro de 2006, tendo ainda sido nomeada o Comissão que, até 1 de Setembro próximo, definirá o plano de acção plurianual 2006/2009, com base num conjunto de propostas apresentadas pelos conselheiros.
Recorde-se que o Conselho Municipal de Cidadania é o mais recente órgão consultivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Este conselho Municipal foi regulamentado em 2005 e foi empossado a 25 de Janeiro de 2006.