"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

APICHATPONG WEERASETHAKUL E HOU HSIAO HSIEN NA 14ª EDIÇÃO DO CURTAS VILA DO CONDE

O realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul e o cineasta de Taiwan Hou Hsiao Hsien vão ser homenageados na 14ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que se realizará já de 8 a 16 de Julho.

O realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul e o cineasta de Taiwan Hou Hsiao Hsien vão ser homenageados na 14ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que se realizará já de 8 a 16 de Julho.

Weerasethakul é uma das mais importantes revelações do cinema asiático actual, e Vila do Conde apresentará um um programa transversal que disso mesmo dará conta. Para além da exibição da longa “Blissfully Yours”, estará em exposição na galeria de arte cinemática – a Solar – a instalação vídeo "Waterfall", encomenda específica do festival ao realizador tailandês. Serão ainda mostrados um programa de curtas metragens da sua autoria, bem como duas sessões de curtas independentes escolhidas pelo cineasta. Finalmente, a 13 de Julho, Apichatpong Weerasethakul dará uma masterclass que incidirá sobre o seu processo de trabalho.

Já Hou Hsiao Hsien é, sem dúvida um dos nomes fundamentais do novo cinema de Taiwan. Distinguido com prémios importantes como a Palma de Ouro em Cannes e o Leão de Prata em Veneza, a obra de Hou Hsiao Hsien mantém um excepcional rigor estético e histórico face aos aspectos mais turbulentos do passado político do seu país. Nos seus filmes, parte documentário, parte ficção, utiliza inovações formais criando uma atmosfera de drama e tensão que emanam de uma rigorosa e límpida narrativa. Em Portugal, a obra do cineasta não obteve ainda ampla divulgação, e Vila do Conde será palco para a apresentação de três dos seus mais recentes filmes: “Three Times” (2005), “Millenium Mambo” (2001), e “Flowers of Shangai” (1998).

“Three Times” são três curtas metragens que contam três histórias de pares em busca do amor. Passadas em 1966, 1911 e 2005, as histórias comunicam entre si, e contam com as magníficas interpretações de Shu Qi (a actriz fetiche de Hou Hsiao hsien), e Chang Chen. “Millenium Mambo” é um retrato ficcionado da vida citadina de Taipé nos dias de hoje; por fim, “Flowers of Shanghai”, passa-se num bordel da China do início do século XX, e explora as ligações e os estranhos rituais entre mulheres e homens com grande poder monetário. Hsiao Hsien dará também em Vila do Conde uma aula de cinema.

Para além destes dois programas, o Curtas Vila do Conde contará também com uma retrospectiva do trabalho do realizador austríaco Peter Tscherskassky. Distinguido o ano passado em Vila do Conde com o Grande Prémio Experimental FNAC pelo filme “Instructions For A Light And Sound Machine”, Tscherskassky é uma das mais importantes figuras do cinema de vanguarda austríaco. Organizador e programador de festivais, e professor de realização na Academia de Artes Aplicadas de Linz e Viena, fará uma exposição na galeria Solar e dará a 11 de Julho uma masterclass no Auditório Municipal de Vila do Conde.

Também a 12 de Julho, no mesmo local, o programador e realizador americano Bruce Posner apresentará uma masterclass onde irá abordar as origens do cinema de vanguarda dos EUA, desde o início do século XX até às explorações mais radicais do cinema contemporâneo.


Para mais informações CLIQUE AQUI 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,551,218