"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A CTB PREPARA DUAS NOVAS ESTREIAS NACIONAIS

A CTB – Companhia de Teatro de Braga prepara-se para estrear em Junho duas novas criações: PRAÇA DE TOUROS, escrita propositadamente para a CTB, por Alexej Schipenko e por ele dirigida e ÚLTIMO ACTO escrita e dirigida por Anna Langhoff.

Alexej Schipenko e Anna Langhoff encenam na CTB

A CTB – Companhia de Teatro de Braga prepara-se para estrear em Junho duas novas criações: PRAÇA DE TOUROS, escrita propositadamente para a CTB, por Alexej Schipenko e por ele dirigida e ÚLTIMO ACTO escrita e dirigida por Anna Langhoff.
A colaboração destas duas personalidades do teatro alemão mantém-se assim, depois da encenação de Rui Madeira de DA VIDA DE KOMIKAZE e do espectáculo escrito e dirigido por Schipenko, na CTB, no final do ano passado (A VIDA COMO EXEMPLO).
Estas presenças inserem-se na reorientação do projecto da Companhia, no âmbito do aprofundamento sobre as práticas teatrais, as escolhas e as dramaturgias; na busca de novos caminhos, tendo em consideração os actuais desenvolvimentos de ordem política e estratégica, bem como o surgimento de novas dinâmicas, quanto à criação, sustentação e circulação artísticas, no país, à luz das novas realidades quanto a equipamentos. Sobre estas temáticas a CTB, apresentará, brevemente o seu Manifesto.

   Alexej Schipenko, dramaturgo, romancista (editado pela Suhrkamp), encenador/actor e músico, desde os anos 90 a viver em Berlim. Discípulo de Vassiliev no Teatro Arte de Moscovo. Um dos mais radicais e prestigiados dramaturgos do “novo teatro russo”. Colaborador de Ostermeier no Schaubühne, terminou há pouco o seu último romance 69º 37’Norte 37º 34’Este, onde Inês de Castro é figura central, dirige pela segunda vez a CTB.
Em PRAÇA DE TOUROS, um actor, uma mulher-toureiro e Alguém, um promotor sem programa… e uma questão: o que é uma profissão? Possivelmente, nada mais de que uma tentativa de morrer em conformidade com meia dúzia de regras. Se algum sentido existe nisso, ele permanece escondido. Mas, apesar disso, a pergunta coloca-se, quando a vigila se cruza com o sonho. Finalmente a mulher-a-dias chega e vê-se confrontada com os factos. Elisabete Piecho tem três papéis: como mulher, que não consegue usar o homem tal e qual ele é, como Maria, que já não pode ter um filho, e como observadora do seu próprio fracasso.

Praça de Touros de Alexej Schipenko, tradução de Helena Guimarães e Regina Guimarães; espaço cénico e figurinos de Alexej Schipenko e Marta Silva; vídeo de Carlos Sampaio; organização musical e desenho luz de Alexej Schipenko e a interpretação de Elisabete Piecho, Rogério Boane, Carlos Feio e Solange Sá. 

   Anna Langhoff, dramaturga e encenadora, que foi durante cerca de 10 anos, assistente de Heiner Müller e é filha de um dos grandes homens do teatro alemão: Mathias Langhoff.

ÚLTIMO ACTO, de Anna Langhoff, foi representada pela primeira vez no Teatro Gorki, dirigida pela autora. Trata-se de uma peça que decorre durante um ensaio, próximo da estreia, a partir do momento em que o encenador é “visitado” pelo escritor/dramaturgo. Este deseja que aquele escolha dirigir um texto seu. Um retrato cruel e cómico sobre as relações de poder no teatro, um olhar descarnado sobre as práticas e a cultura teatrais e o entendimento ou desconhecimento que delas fazemos.

ÚLTIMO ACTO é completada por A ARTE DO FUTURO, de Alexej Schipenko, um texto onde também se fala de arte, de Deus, de morte, do mundo, dos nossos desejos e medos. ÚLTIMO ACTO foi editado pela primeira vez no “Material book IV” do Teatro Schauspielhaus Borhum.

ÚLTIMO ACTO, de Anna Langhoff, tradução de Helena Guimarães e Regina Guimarães, espaço cénico e figurinos de Anna Langhoff e Marta Silva¸ design gráfico de Carlos Sampaio e a participação dos actores: Rui Madeira, Waldemar Sousa, Solange Sá e Nataliya Antonyuk.

Agenda
Teatro

A Colónia

Teatro Nacional São João 23 Jan a 26 Jan 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,552,905