Notícias
TEOLINDA GERSÃO E ARTUR AGOSTINHO HOMENAGEADOS NO FAMAFEST'2006
A escritora Teolinda Gersão e o multifacetado Artur Agostinho foram este sábado, 6 de Maio, homenageados com a atribuição do mais alto galardão do Famafest, a Pena de Camilo, no encerramento deste Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão.
A escritora Teolinda Gersão e o multifacetado Artur Agostinho foram este sábado, 6 de Maio, homenageados com a atribuição do mais alto galardão do Famafest, a Pena de Camilo, no encerramento deste Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão.
Na hora da homenagem, Teolinda Gersão, que foi também a presidente do júri internacional do festival, mostrou-se “muito feliz” com a atribuição do galardão, referindo que “é sempre um prazer colaborar com o Famafest”.
Elogiando a organização do Festival, a escritora disse que “o Famafest é uma oportunidade única para actores e escritores abrirem os seus horizontes e conheceram o que de melhor se faz no panorama da literatura e cinema nacionais e internacionais”.
Para o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Famalicão, Leonel Rocha, “a escritora Teolinda Gersão é já uma famalicense de coração”, tendo em conta, que “o seu trabalho e o seu mérito na literatura nacional tem sido constantemente lembrado na terra de Camilo”.
Apesar das condições de saúde não terem permitido a Artur Agostinho estar presente no encerramento do Famafest’2006 para receber a Pena de Camilo, o jornalista, radialista, escritor e actor fez questão de agradecer – por carta enviada ao presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa – “tão honrosa distinção”.
Manifestando a sua “gratidão e alegria pela atribuição da Pena de Camilo”, Artur Agostinho disse que com este galardão, a Câmara Municipal e o Famafest coloca-o “na galeria de figuras notáveis, que em edições anteriores, mereceram idêntica homenagem”.
Lamentando o facto de não poder estar presente “numa cerimónia tão especial e gratificante”, o actor deixou o “seu mais profundo reconhecimento pela atribuição de um prémio que muito me honra”.
Para Lauro António, “Artur Agostinho foi uma figura que marcou uma época do audiovisual português, tanto na rádio, na televisão como no cinema”. E acrescentou: “Era um jornalista de uma imparcialidade notável, um grande actor e um enorme comunicador”.
No final das homenagens, os convidados visitaram o Passeio do Famafest, onde, este ano, os nomes de Teolinda Gersão, Artur Agostinho, Maria Barroso e Graça Lobo se juntaram aos nomes de Eunice Munoz, Camacho Costa, Agustina Bessa-Luís, Ruy de Carvalho, António Victorino de Almeida, Raul Solnado, entre outros.
Para Leonel Rocha, os homenageados deste ano vieram “enriquecer ainda mais” o Passeio do Famafest. “As singulares personalidades públicas, como a artista Maria Barroso, a talentosa actriz Graça Lobo, o multifacetado e sempre jovem Artur Agostinho e a escritora Teolinda Gersão, acrescentam a este passeio mais brilho e mais qualidade”, concluiu.