"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FILME ALEMÃO VENCE FAMAFEST'2006

O filme “A Chuva está a Cair” do realizador alemão Holder Ernest foi o grande vencedor do Famafest’2006, Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão, que termina hoje, 6 de Maio, na Casa das Artes.

O filme “A Chuva está a Cair” do realizador alemão Holder Ernest foi o grande vencedor do Famafest’2006, Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão, que terminou dia 6 de Maio, na Casa das Artes. O filme que se passa na Índia e conta a história de uma menina que tenta salvar a sua mãe, de uma morte certa, “emocionou o júri”, conforme refere a propósito o director artístico do festival, Lauro António.

Presidido pela escritora Teolinda Gersão e constituído pelas actrizes Graça Lobo e Sofia Sá da Bandeira, o antigo director da Casa das Artes, Paulo Brandão, a socióloga Maria do Rosário Fardilha Girardier e a cineclubista Sandra Rocha, o júri internacional do festival decidiu, por unanimidade, atribuir o Grande Prémio do Famafest’2006, ao filme alemão, “uma excelente adaptação cinematográfica de uma magnífica obra literária”, como salienta Lauro António.

O responsável artístico do festival disse ainda que o filme vencedor “é um filme muito bonito, que emocionou o júri”. E acrescentou: “é uma película que decorre na Índia e que chama a atenção não só para as dificuldades de relacionamento humano, mas também para alguns dos maiores problemas dos países de terceiro mundo: a escassez da água e o meio ambiente, transmitindo uma mensagem muito importante”.

O Júri Internacional decidiu ainda atribuir o Grande Prémio da Lusofonia ao Filme “O Coro das Palavras”, do português, Carlos Brandão Lucas. Por sua vez, o Prémio Especial do Júri foi para “Maria Bethânia: Música é Perfume, a Voz do Brasil”, de George Gachot, da França/Suiça.

Das cerca de quarenta obras a concurso, provenientes dos diversos pontos do globo, o Júri Internacional distinguiu a animação “Kastanka”, adaptada de um conto de Tchecov, de Natália Orlova, da Rússia, com o Prémio Ficção Jovem; o Prémio Documentário foi para o filme “A Felicidade de Alexandre”, do francês, Joel Calmettes, e finalmente, o Prémio Ficção sublinhou o trabalho do português, Ivar Corceiro, em “A Cela Branca”.

Entretanto, o Júri Internacional decidiu ainda atribuir três Menções Honrosas, às películas “O Filósofo Evadido” de Uldis Tirons, da Lituânia, “Sorri” de Jorrit Stollman, da Holanda e a “Vestígio de Sonho”, de Tonny Uyzelman, também da Holanda. 

MOVIMENTOS PREPÉTUOS VENCE GRANDE PRÉMIO DA JUVENTUDE – LUSOFONIA

Entretanto, o Júri da Juventude, constituído por Ana Joana Amorim, Cátia Araújo, Daniela Costa, Marta Bezerra, Moira Difelice e Nuno Bezerra, distinguiu o filme “Movimentos Perpétuos, Tributo a Carlos Paredes”, do português Edgar Pêra, com o Grande Prémio da Juventude, no campo da Lusofonia. No que diz respeito ao Grande Prémio da Juventude do Famafest’2006 (Ficção / Documentarismo), o júri decidiu atribuir dois prémios ex aequo, aos filmes “O Filósofo Evadido” de Uldis Tirons, da Lituânia, e a “Vestígio de Sonho”, de Tonny Uyzelman, da Holanda.

As Menções Honrosas do Júri da Juventude foram para as obras “A Chuva está a cair”, de Holger Ernest, da Alemanha, “Transeuntes”, de Jos de Putter, da Holanda e “Reimerswall”, de Clara Van Cool, também da Alemanha.

No que diz respeito aos filmes premiados, Lauro António sublinhou a importância das obras lusófonas, referindo que “houve quatro obras lusófonas premiadas, o que demonstra bem a qualidade dos filmes nacionais e a diversidade de propostas, apresentadas a concurso”.

Refira-se ainda que as obras premiadas com o Grande Prémio do Faamfest’2006 e o Grande Prémio Lusofonia do Famafest’2006 irão receber para além do troféu, um cheque no valor de 3.750 euros, cada. Também os filmes galardoados com o Prémio Ficção, Prémio Documentário e Prémio Ficção Jovem, irão receber cheques no valor de 1.750 euros. Entretanto, as restantes películas vencedoras serão distinguidas com diplomas de honra.

Recorde-se que o Famafest’2006, que decorreu entre 28 de Abril e 6 de Maio, contou com a exibição de mais de 200 filmes, parte deles a concurso, nas salas de cinema da Casa das Artes, Centro de Estudos Camilianos e Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e dirigido pelo cineasta Lauro António, o Famafest’2006 homenageou, com a atribuição da Pena de Camilo, Maria Barroso, Graça Lobo, Teolinda Gersão e Artur Agostinho, projectando os seus nomes no já famoso Passeio do Famafest.

Agenda
Teatro

A Colónia

Teatro Nacional São João 23 Jan a 26 Jan 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,552,851