"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA INSTALA QUATRO PLACAS INFORMATIVAS JUNTO DE MONUMENTOS DA CIDADE

O Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril, foi assinalado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada com a instalação de placas informativas junto de alguns dos mais emblemáticos monumentos e espaços da cidade.

O Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril, foi assinalado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada com a instalação de placas informativas junto de alguns dos mais emblemáticos monumentos e espaços da cidade. Depois da instalação, há dois anos de um placa do género, junto ao edifício dos Paços do Concelho, a edilidade tornou públicas hoje, informações de interesse público e turístico escritas em português e inglês junto às Portas da Cidade, Convento da Esperança, Igreja de São José e do Forte de São Brás, dando a conhecer algumas das características mais relevantes destes monumentos que fazem a história da cidade de Ponta Delgada.

Por exemplo, ao lado dos três arcos, que fazem as emblemáticas Portas da Cidade pode ler-se que por aquele monumento construído em 1793, por onde passaram figuras reais, como D. Pedro I, Imperador do Brasil, os reis D. Carlos e Dona Amélia e muito mais recentemente, Alberto do Mónaco e os reis de Espanha.
Junto ao Convento da Esperança, na placa informativa agora instalada no lado esquerdo do Adro, pode constatar-se, por seu turno, a vocação religiosa de sempre daquele imóvel quinhentista. Também na Igreja de São José referem-se as características arquitectónicas do Maneirismo nacional, no templo construído no início do século XVIII. Já junto ao Forte de são Brás, o forte é destacado, desde o século XVI como a principal estrutura de defesa da cidade.

Por outro lado, no Largo da Matriz, a autarquia assinalou este Dia dos Monumentos e Sítios com uma exposição pública intitulada “A Outra Cidade”.

São 19 fotografias as do arquivo fotográfico de Carlos Galvão Afonso representativas da cidade de Ponta Delgada do passado, dos anos 30 e 40, mostrando espaços e aspectos urbanos que, com o decorrer dos tempos foram sendo alterados ou mesmo extintos. São os casos de fotografias das Portas da Cidade, junto ao antigo cais, do antigo Convento de São João ou mesmo do Teatro Micaelense, antes do incêndio de 1930, de aspectos interessantes que se passaram durante a II Guerra Mundial podendo ver-se imagens de monumentos como a torre da Igreja Matriz de São Sebastião e do Antigo Hospital camuflados para escaparem ao conflito, num projecto de pintura da autoria de Luís Bernardo de Athayde.

Aspectos inéditos, recuperados no Dia dos Monumentos e Sítios, a que a Câmara Municipal de Ponta Delgada se refere, através de uma mensagem da sua presidente como “uma dialéctica entre o passado, o presente e o futuro, através da qual se faz o desenvolvimento”. Com esta exposição, que captou a curiosidade de locais e visitantes, a autarquia quis recordar todos aqueles que fizeram a história da cidade, deixando o compromisso de fazer com que Ponta Delgada prossiga na senda do progresso.

Agenda
Teatro

A Colónia

Teatro Nacional São João 23 Jan a 26 Jan 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,556,886