"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

1º ANIVERSÁRIO DO AUDITÓRIO MUNICIPAL CARLOS PAREDES

No Dia do Município, 2 de Março, passou um ano sobre a inauguração da actividade regular do Auditório Municipal Carlos Paredes. Cinema, teatro e música fizeram parte da programação regular, com excepção dos meses de Novembro e Janeiro.

No Dia do Município, 2 de Março, passou um ano sobre a inauguração da actividade regular do Auditório Municipal Carlos Paredes. Cinema, teatro e música fizeram parte da programação regular, com excepção dos meses de Novembro e Janeiro.
O cartaz de cinema atendeu a géneros diversos: o melhor das produções comerciais, clássicos da filmoteca portuguesa, animação, ciclos temáticos e de Autor.
Os espectáculos musicais reproduzem a tradição portuguesa da guitarra, do fado e do folclore.
A oferta de teatro baseia-se nos repertórios de grupos regionais e na aproximação à comunidade educativa, sendo consistente a adesão por munícipes de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Sátão.
Norteou as opções o fomento de novos públicos, donde a específica aposta no Serviço Educativo. Diariamente realizámos oficinas pedagógicas ou sessões de narração oral, apelando a motivos da descoberta, do património e da estética literária, visual e performativa. Organizámos encontros com artistas e escritores. A partir de Abril propomos workshops de iniciação teatral, e brevemente uma escolinha de música.
O programa de exposições, baseado na fotografia, pintura e ilustração, aborda a diversidade de linguagens, sem esquecer os valores regionais, e com propostas extensivas de outros eventos em cartaz. Residem duas exposições: o novelo literário de Aquilino Ribeiro sobre as Terras do Demo e uma sinopse de larga sincronia sobre o Município.

No Centro de Documentação asseguram-se os serviços mínimos de Leitura Pública e a informação especializada. Àquele se ligam ainda os Serviços Desconcentrados, visando a aproximação aos utilizadores, nos quais se inscreve a acção polivalente da Biblioteca Itinerante e a Iniciativa Bibliocaixas ao Agrupamento de Escolas. Dando execução ao projecto Literacia Digital Sem Fronteiras, também ali começará a formação e certificação em Competências Básicas de TIC, para idosos e Cidadãos com Necessidades Especiais.
Em paralelo às sessões de esclarecimento, colóquios e encontros abertos ao grande público, para 2006 estão agendadas duas reuniões científicas de âmbito nacional, nas temáticas do Turismo Arqueológico e Serviço Educativo em Bibliotecas Públicas.
A estrutura de projecto do Museu Arqueológico do Alto Paiva, auxiliada por Grupo de Trabalho, realiza o inventário e restauro das futuras colecções, cumprindo metas de médio prazo que, por meio de apoios à investigação, qualificação de sítios e preparação de itinerários, contribuem para uma interpretação valorizada do território. A inauguração do Centro Interpretativo está prevista para o último trimestre de 2006. Na Recepção do Museu integra-se o definitivo Posto de Informação Turística e um nascente serviço de Loja, que reúne edições e artefactos regionais.

O Município agradece ao querido público, a todos os colaboradores e fornecedores.

Agenda
Teatro

A Colónia

Teatro Nacional São João 23 Jan a 26 Jan 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,556,747