Notícias
Fontes Sonoras Apresenta a 2ª Residência de Escuta e Criação Sonora com Inês Tartaruga Água e Xavier Paes
Após a primeira residência artística, em março, com o austríaco Andreas Trobollowitsch, o projeto Fontes Sonoras continua em maio com uma nova residência dedicada à escuta e criação sonora.

Desta vez, os artistas Inês Tartaruga Água e Xavier Paes serão os responsáveis por explorar o território da Aldeia das Fontes, em Leiria, e a sua paisagem única como fonte criativa para uma nova obra de arte sonora.
Durante cerca de 10 dias, a dupla de artistas irá residir na aldeia e dedicar-se a escutar o lugar, em diálogo com a sua paisagem e comunidade local, para criar uma nova peça sonora auto-generativa. A proposta dos artistas é trabalhar com os elementos naturais — como o fluxo do rio Liz, o sopro do vento ou o movimento das folhas nas árvores — num processo de co-criação em que a paisagem é mais do que um cenário, tornando-se também um corpo sonoro e performativo, cujos ritmos e forças determinam a própria execução da obra.
O processo criativo será fundamentado na ideia de "improvisação controlada", onde os artistas definem os parâmetros — como afinações, materiais e estruturas — mas a execução da obra será regida pelas dinâmicas naturais do local. Por exemplo, o fluxo e a velocidade do rio irão influenciar diretamente o ritmo e o tempo da composição, uma experiência sonora que irá evoluir de maneira imprevisível e única.
Além de proporcionar aos artistas a oportunidade de experimentar e desenvolver novos trabalhos, o projeto Fontes Sonoras tem como objetivo trazer arte sonora à comunidade das Fontes, ampliando o horizonte artístico da aldeia, que está naturalmente afastada dessas práticas no seu quotidiano. Trata-se de uma troca enriquecedora, onde tanto os artistas quanto a comunidade se envolvem num processo criativo que deixa em aberto o resultado final.
A residência culminará com uma apresentação pública no dia 11 de maio, onde o público será convidado a experienciar esta nova criação de Inês Tartaruga Água e Xavier Paes. Será uma oportunidade para refletir sobre a relação entre humano e forças da natureza, estimulando a escuta ativa e dando espaço à criação exploratória de novos sons.
Fontes Sonoras é uma iniciativa da Omnichord, com curadoria de Raquel Castro e direção artística de Gui Garrido. A terceira residência, que completará a primeira edição de Fontes Sonoras, acontecerá em outubro deste ano e será anunciada brevemente.
Sobre os Artistas
Inês Tartaruga Água e Xavier Paes são artistas plásticos cuja prática se situa na interseção entre performance, som e imagem. Colaboram regularmente desde 2015, explorando fenómenos ecológicos e os seus corpos ressonantes. Defensores de práticas colaborativas e participativas, os artistas são entusiastas de regeneração radical e exploradores sonoros, com uma abordagem DIY (faça você mesmo), marcada pela improvisação e o ativismo.
O seu trabalho é marcado por uma prática multidisciplinar e tem vindo a ser apresentado em espaços como Cafe Oto, Villa Arson, STUK Arts Center, Fundação de Serralves, Galeria Zé dos Bois, entre outros.