Notícias
Fernando Pessoa et al.
Palestras-tertúlia, com assinatura do escritor e investigador literário Ricardo Belo de Morais, dedicadas à análise e divulgação das obras de Fernando Pessoa e outros autores portugueses, numa perspectiva comparatista.

Começou a ser desenhado em 2016 na edição dos “Dias do Desassossego”, uma iniciativa conjunta da Casa Fernando Pessoa e da Fundação José Saramago. “Ricardo Reis, Nascença e Morte”, “Pessoa e Saramago, Iberistas”, “O Poeta Prosista e o Prosista Poeta”, e “Uma Mensagem na Jangada de Pedra” foram temas de arranque das palestras-tertúlia que se repetiram depois em escolas e associações culturais.
Enquanto isso, o organizador Ricardo Belo de Morais engrossou o leque de propostas, identificando mais autores com quem Fernando Pessoa pode ser fortemente associado: nomeadamente, os seus antecessores Luís de Camões e Cesário Verde; os seus contemporâneos Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro; e duas ‘sucessoras’, Maria Gabriela Llansol e Sophia de Mello Breyner Andresen. Vários nomes da literatura portuguesa fazem agora parte do “menu” para futuras palestras.
~
O projecto estreou com a denominação atual na Biblioteca Municipal de Palmela que solicitou uma série de oito palestras mensais, em 2021; a que lhe seguiram a Casa Álvaro de Campos em Tavira, em 2022; e o Âmbito Cultural do El Corte Inglés em Lisboa e Gaia, em 2023 e 2024.
Fernando Pessoa et al. pode ser encontrado na página www.facebook.com/fernandopessoaetal
LISTA DE ESCRITORES EM COMPARAÇÃO COM FERNANDO PESSOA, NESTE PROJECTO
1. Mário de Sá-Carneiro
3. Maria Gabriela Llansol
4. Sophia de Mello Breyner Andresen
5. Cesário Verde
6. Agustina Bessa-Luís
7. Miguel Torga
8. José Saramago (1 palestra geral, ou 4 palestras temáticas)
9. Almada Negreiros
10. Jorge de Sena
11. Eugénio de Andrade
12. Herberto Hélder
13. Mário Cesariny
14. Alberto Pimenta 15. Natália Correia
16. Eça de Queiroz
17. Teixeira de Pascoaes
18. António Botto
19. Antero de Quental
20. Padre António Vieira
21. António Quadros
22. Eduardo Lourenço
23. António Ramos Rosa
24. Sebastião da Gama
25. Alexandre O’Neill
26. Agostinho da Silva
27. Vergílio Ferreira
28. Adília Lopes
Notas:
Ricardo Belo de Morais escritor e investigador literário, cursou Direito na Universidade de Lisboa e Ciências da Comunicação na Universidade Nova.
É membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012. Publicou ensaios literários e livros sobre Fernando Pessoa, mantém diversas páginas de divulgação pessoana nas redes sociais e tem editadas, entre outras, as obras pessoanas “O Quarto Alugado – A vida de Fernando Pessoa revisitada por um velho amigo”, “Fernando Pessoa Para Todas as Pessoas” e “Transição”.
Assinou a curadoria do festival “Desassossego em Pessoa” em Oeiras, em 2018. Criou e é guia das visitas orientadas “Nas Ruas de Fernando Pessoa” e “Fernando Pessoa no Castelo de São Jorge”. Desenhou o projecto “Fernando Pessoa em Arroios”, por encomenda daquela junta de freguesia lisboeta – a estrear em 2025.
Em Janeiro de 2024, assinou o dossier pedagógico da edição de “Mensagem” em banda desenhada, inserida na colecção “Clássicos da Literatura Portuguesa em Banda Desenhada”, projecto da Levoir e RTP. Foi comissário da exposição referente a esta última obra, no 35ª Festival Amadora BD. Para esta mesma editora, em 2025, será o tradutor para português da novela gráfica francesa “L’intranquille Monsieur Pessoa”.
É autor e intérprete da performance Fernando Quase em Pessoa, em parceria com o pianista, cantor e compositor Rogério Godinho.
Realiza e apresenta, há oito anos, o único programa pessoano semanal do mundo, “Fernando Pessoa Para Todas as Pessoas”, na Rádio Movimento, estação para a qual realizou e apresentou também cinco maratonas pessoanas de 12 horas de emissão, num recorde mundial. A sexta edição terá lugar em Outubro de 2025.
Tem em curso, ligada a Fernando Pessoa, a escrita de um novo romance, de um livro de ensaios e de um livro infantil.