Notícias
mutu lançam "Estado Novo" e anunciam Tour
A história avisa-nos, mas será que estamos a ouvir? Durante décadas, o “Estado Novo” salazarista vendeu-se como recuperação e estabilidade nacional, enquanto silenciava, reprimia e aprisionava as vozes discordantes do regime. Hoje, o discurso repete-se, disfarçado de nacionalismo e promessas vazias.

O crescimento do ultranacionalismo e do fascismo veste-se de novas cores, mas carrega a mesma essência: medo, divisão e manipulação. Sem recursos de censura ou de uma polícia política, a propaganda espalha-se pelas redes sociais e pelos meios de comunicação, num discurso encoberto pelo patriotismo e pelo ódio ao diferente e às ideias novas.
O passado já nos mostrou o desfecho destas narrativas, mas ainda assim, muitos insistem em segui-las, hipnotizados pelo conforto das respostas fáceis e dos inimigos inventados. A prova disto é a crescente representatividade em vários países destas correntes políticas, e nalguns casos a ascensão ao poder.
É necessário contrariar, informar e relembrar o caminho para onde estas correntes nos levam e é, por isso, urgente elevar a voz da discórdia para reinventarmos a revolução que celebramos no mês de abril.
Os mutu convidam-vos a ouvir... mas, sobretudo, a resistir!
Projeto bracarense formado em 2020, mutu é um quarteto heterogéneo no que respeita aos gostos e influências dos seus elementos. Da eletrónica à música tradicional, do jazz ao psicadelismo, do fado ao post-rock, tudo se combina num tecido musicalmente moderno e minimalista encimado por uma voz evocativa de uma portugalidade de outrora, transmitindo mensagens que apelam a um sentido crítico sobre importantes problemáticas sociais.
Depois da tour de apresentação do primeiro álbum de originais A Morte do Artista, onde estiveram presentes em salas como o Teatro Circo, o gnration, a Casa da Música, assim como em festivais como o Paredes de Coura e o Primavera Sound Porto, os mutu iniciam a tour de 2025 onde serão incluídos no espetáculo o novo single “Estado Novo” e outras novidades que a banda vai lançar até ao fim do ano. A tour arranca dia 2 de maio no Festival Descentrar em Este (S. Mamede e S. Pedro) em Braga, e continua dia 16 de maio no Maus Hábitos no Porto, 30 de maio em Famalicão, 5 de setembro na Marinha Grande e 6 de setembro em Ourém. É por isso uma oportunidade única para ouvir uma amostra daquilo que será o próximo álbum da banda a ser editado em 2026.
instagram @mutu.music
facebook @mutu.fb
youtube youtube.com/@mutu.videos
spotify open.spotify.com/artist/6np57AmYU7ZFM0XZdCtG1O
live @ primavera sound porto youtu.be/uA1_GezOHm0
showcase @ porta253 https://youtu.be/IHOGTCUdOVs