"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

VI CONCURSO DE TEXTOS DE AMOR

O Secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, vai presidir à entrega de prémios do VI Concurso de Textos de Amor, durante a sua visita ao Museu Nacional da Imprensa (Porto), na próxima 2ªfeira, dia 20 de Março, às 18h00.


Secretário de Estado da Cultura
entrega Prémios no Museu da Imprensa

O Secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, vai presidir à entrega de prémios do VI Concurso de Textos de Amor, durante a sua visita ao Museu Nacional da Imprensa (Porto), na próxima 2ªfeira, dia 20 de Março, às 18h00.

Trata-se da sexta edição de uma iniciativa especial para o Dia dos Namorados que se prolonga por uma semana.

O concurso, que se realiza anualmente durante a “Semana dos Namorados”, é dirigido aos apaixonados de todas as idades e residentes em qualquer parte do país. Premeia o melhor texto concorrente, em poesia ou prosa, com uma viagem para duas pessoas.

Durante a cerimónia serão entregues os prémios e diplomas de participação aos vencedores do concurso.

A edição deste ano foi a mais participada de sempre, tendo o Museu da Imprensa recebido perto de 250 textos de amor.

Esperança Melo, de Leiria foi a vencedora do primeiro prémio com o poema “Anja da guarda”. O segundo e terceiro prémios foram para "Tudo o que quero" de Pedro Vieira de Moura, de Santo António dos Cavaleiros e Filipe Alexandre Madaleno Luís, de Lisboa, com o poema "Não o Mar".

A boa qualidade dos textos em prosa e poesia, levou o júri a atribuir ainda cinco Menções Honrosas.

Nas seis edições já realizadas, participaram cerca de 600 concorrentes, com mais de 800 textos.
O Museu Nacional da Imprensa pretende, com esta iniciativa, promover a escrita de textos de carácter amoroso e divulgar alguns dos nossos melhores escritores líricos.

Duas Exposições

Depois da entrega de prémios, o Secretário de Estado da Cultura inaugura as exposições “Bicentenário de Bocage: o poeta através da imprensa” e “Impressões Fotográficas”.

A mostra sobre Bocage pretende evocar a sua vida e obra através da imprensa, celebrando o bicentenário da morte de um dos maiores poetas de língua portuguesa.

A exposição “Impressões Fotográficas” é composta por 72 fotografias sobre o espólio do Museu Nacional da Imprensa e resulta de um desafio lançado a oito fotógrafos: Alfredo Cunha, Augusto Baptista, Francisco Ávila, Gaspar de Jesus, Jorge Viana Basto, João Paulo Sottomayor, Pereira de Sousa e Ricardo Fonseca.

O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã.

Agenda
Teatro

A Colónia

Teatro Nacional São João 23 Jan a 26 Jan 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,556,973