"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cristina Lucas, Prémio idealista de arte contemporânea 2025

A Montanha” é o projeto premiado da artista multidisplinar com a sua arte que questiona o que está estabelecido.

A artista espanhola Cristina Lucas (Úbeda, 1973) é a vencedora da sétima edição do Prémio idealista de Arte Contemporânea 2025 com o seu projeto “Montanhas”. O prémio inclui uma dotação económica e a intervenção do artista com a sua obra nos espaços do idealista nas feiras imobiliárias em que a empresa participa.

Concretamente, Cristina Lucas apresenta o projeto premiado pelo idealista no stand que a empresa expõe no Salão Imobiliário de Portugal (SIL), de 10 a 12 de abril.

A artista multidisciplinar Cristina Lucas, é reconhecida por questionar através da sua arte o que está estabelecido, foi galardoada com o Prémio idealista de Arte Contemporânea 2025. O seu projeto “Montanhas” foi selecionado pelo seu impacto visual e pela sua capacidade de provocar reflexões sobre a sociedade atual na qual vivemos.

A exposição, com a curadoria de Elisa Hernando e coordenação da Arte Global, apresenta uma seleção de fotografias da coleção “A Montanha” que analisa as principais estruturas políticas e económicas, dissecando-as para revelar as contradições entre a história oficial, a realidade e a memória coletiva.

Com a coleção “A Montanha” Cristina reflete sobre como o homem alterou a sua envolvente para sobreviver, criando uma ordem intimamente ligada à produtividade. Este feito foi moldado pela sua envolvente, determinando o panorama atual com o qual devemos conviver. Esta coleção de fotografias está estrategicamente ligada à noção de que as montanhas estão moldadas pela produtividade, ou seja, estão «antropotizadas». A sua natureza é um efeito económico. As matérias-primas amontoam-se em quantidades surpreendentes, acompanhadas pelo seu habitante habitual, um trabalhador que – com a sua mera presença – nos proporciona uma ideia de escala e revela as dimensões do material acumulado. Ao mesmo tempo, como em Caspar David Friedrich, a figura do homem na solidão da montanha provoca um certo estado de reflexão ou de consciência do mundo.

O Prémio idealista de arte contemporânea é uma iniciativa do marketplaceimobiliário líder em Portugal, Espanha e Itália com o qual a empresa pretende reconhecer o talento e a visão de jovens criadores e procura incentivar e apoiar a produção artística contemporânea. Na sua primeira edição em 2018, o prémio foi atribuído ao artista basco Ismael Iglesias (Durango, 1974), com a obra "Streetfighter"; o segundo, em 2019, foi ganho pelo artista de Huesca David Latorre (Huesca, 1973) com o seu projeto “Arquitetura, Corpo e Indumentária”; em 2020 não houve convocatória devido à pandemia e em 2021 ganhou o prémio Jorge Yeregui (Santander, 1975) com o projeto “Comunidades”. O artista cubano Hamlet Lavastida (La Habana, 1983) foi o vencedor do prémio idealista em 2022. Na edição de 2023, a vencedora foi Mónica de Miranda (Porto, 1976) com o seu projeto “South Circular” e, o ano passado, em 2024, a vencedora foi a artista de Madrid Diana Larrea.

Porquê o premio idealista

O idealista leva anos a apoiar autores nacionais e internacionais e a incentivar a produção artística de arte contemporânea mediante a aquisição de obras de arte que reflitam o impacto do “urbanismo” na vida das pessoas. Conta com uma coleção com peças de autores como como Panos Kokkinias (Atenas, Grécia, 1965), Teresa Margolles (Culiacán, México, 1963), Maider López (San Sebastián, Espanhaa, 1975), Olaf Breuning (Schaffhausen, Suiça, 1970) o Massimo Vitali (Como, Itália, 1944). As obras fazem parte de um percurso itinerante entre os escritórios da empresa em Barcelona, Lisboa, Madrid, Málaga e Milão. Para a criação do “Prémio idealista”, e a coordenação do prémio nas próximas edições, o idealista selecionou Elisa Hernando, diretora da Arte Global, que fez a curadoria da intervenção de Cristina Lucas no SIMA Madrid.

Sobre Cristina Lucas

Cristina Lucas (Úbeda, 1973) expôs em museus como CAAC Sevilha, Espanha; Kunstruimte De Nederlandsche Bank, Amesterdão; MUDAM, Luxemburgo; Kunstraum Innsbruck; Stedelijk Museum, Schiedam; Centro de Arte Dos de Mayo, Madrid, entre outros. Também participou na 28ª Bienal de São Paulo (2008) e na 10ª Bienal de Liverpool (2010), bem como na Manifesta 12 em Palermo.

As obras de Cristina Lucas estão presentes em coleções internacionais como o Museu Helga de Alvear, Espanha; Centre Pompidou, Paris; KIASMA National Museum of Contemporary Art, Helsínquia; Van Abbe Museum, Eindhoven; The Coppel Collection, México e Bulgary Collection, Itália, entre outros.

A curadora: Elisa Hernando Calero

Elisa Hernando Calero é a curadora da exposição e da coleção de arte idealista desde a sua criação. É doutorada em História da Arte e em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade Autónoma de Madrid. Empresária e empreendedora, fundou a Arte Global, uma empresa de gestão cultural em 2003 e a plataforma de arte online RedCollectors.com em 2017. Professora e conferencista sobre arte, mercado e colecionismo na Universidade Autónoma de Madrid, Complutense e Antonio Nebrija, entre outras. Foi curadora de exposições em museus e instituições como o Museo Lázaro Galdiano, Madrid; DA2 Salamanca, MUSAC, León; The Jordan National Gallery of Fine Arts, Amman, entre outros.

Sobre Arte Global

A Arte Global é uma consultora internacional de arte dedicada ao colecionismo de arte e projetos de gestão cultural para instituições, empresas e particulares. Fundada em 2003 por Elisa Hernando, a Arte Global conta com clientes de referência como Uría Menéndez Advogados,Fundação Banco Santander, ARCOmadrid, Repsol, idealista, entre outros.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Super Charlie"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação baseado nas famosas obras literárias da escritora Camilla Lackberg, que terá lugar no próximo dia 19 de abril (sábado) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
105,900,655