Publicações
Gonçalo M. Tavares: o rapaz que gostava de treinar à chuva a quem Saramago vaticinou o Nobel
Gonçalo M. Tavares: Uma Mesa de Pingue-pongue e Um Pequeno Lago é uma conversa entre José Jorge Letria e o escritor de quem o Nobel português, quando Jerusalém venceu o Prémio José Saramago, disse: «Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos. Dá vontade de lhe bater!»


Gonçalo M. Tavares iniciou a sua carreira em 2001 e publicou obras em diversos géneros literários, traduzidas em cerca de 70 países. Foi seis vezes finalista do Prémio Oceanos, tendo sido premiado três vezes. Foi ainda duas vezes finalista do Prix Médicis e duas vezes finalista do Prix Femina. Em 2010, recebeu o Prix du Meilleur Livre Étranger, prémio anteriormente atribuído a nomes como Orhan Pamuk, John Updike e Gabriel García Márquez.

José Jorge Letria nasceu em Cascais, em 1951. É ficcionista, mas também jornalista, poeta e dramaturgo. Tem livros traduzidos em mais de uma dezena de idiomas e foi premiado em Portugal e no estrangeiro, destacando-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Eça de Queirós-Município de Lisboa e o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte.
Ficha Técnica:
Categoria(s): Não Ficção, Biografias e Memórias
Colecção: O Fio da Memória
Nº de Páginas: 134
Ano de Edição: Abril 2025
ISBN: 978-989-576-136-4
Formato: 15x20
Capa: Brochado
Guerra & Paz