"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FAMALICÃO CELEBRA 181 ANOS DO NASCIMENTO DE CAMILO CASTELO BRANCO

Nos próximos dias 16 e 17 de Março, quinta e sexta-feira, o Centro de Estudos Camilianos e a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, localizados na freguesia de Seide S. Miguel, em Vila Nova de Famalicão, assinalam a passagem dos 181 anos do nascimento do romancista, promovendo um conjunto de iniciativas culturais.

Centro de Estudos Camilianos e Casa-Museu acolhem comemorações

Nos próximos dias 16 e 17 de Março, quinta e sexta-feira, o Centro de Estudos Camilianos e a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, localizados na freguesia de Seide S. Miguel, em Vila Nova de Famalicão, assinalam a passagem dos 181 anos do nascimento do romancista, promovendo um conjunto de iniciativas culturais.

Na quinta-feira de manhã, pelas 09h45, as crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino pré-primário do concelho de Famalicão são convidadas a assistir a alguns dos mais belos contos infantis da autoria de Hans Christian Anderson, no auditório do Centro de Estudos Camilianos. Com a realização desta iniciativa, intitulada “Matinés do Conto”, pretende-se proporcionar aos mais novos um primeiro contacto com a literatura infantil, incentivando-os na criação de hábitos de leitura.

No entanto, o ponto alto das comemorações está marcado para o dia 17, sexta-feira, com o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, a inaugurar a exposição de caricaturas da autoria de André Carrilho, intitulada “Linha, Ponto e Vírgula”, pelas 10h30.

A mostra que reúne cerca de 80 caricaturas de escritores nacionais e estrangeiros, incluindo a de Camilo Castelo Branco, ficará patente até 14 de Maio, na sala de exposições do Centro de Estudos Camilianos.

Entretanto, logo a seguir à inauguração da exposição será promovido um "workshop", subordinado ao tema: “A Caricatura”, com a presença do ilustrador André Carrilho e destinado aos alunos que frequentam a área de Artes, no ensino secundário.

Recorde-se que André Carrilho é, actualmente, um dos principais ilustradores da imprensa portuguesa e um dos poucos que conseguiram chegar às mais importantes publicações do mundo. Os seus clientes habituais são o "Independent on Sunday" e o "New York Times Book Review", onde faz as capas com frequência. Tem também publicado no Público, Vida Mundial, O Independente, Diário de Notícias, Diário Económico, Jornal de Negócios, Expresso, Euronotícias, Livros, Tabacaria, Egoísta e Ler. No estrangeiro, destacam-se ainda o "Fortune" e a "Harper's Magazine", e a revista londrina "Word". As caricaturas de personalidades ligadas às artes, ao cinema e à literatura são a principal paixão de André Carrilho.

Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, “a presença de André Carrilho em Seide S. Miguel, numa altura em que se celebra os 181 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco é uma forma de homenagear não só o escritor famalicense, mas todos os escritores, nacionais e estrangeiros, que o ilustrador mantém vivos através das caricaturas”. 

Armindo Costa disse ainda que “através das exposições de desenhos do Mestre Júlio Pomar executados para “O Romance de Camilo”, dos trabalhos de artistas galegos destinados a ilustrar poemas escolhidos de Rosália de Castro, e agora deste conjunto de caricaturas sobre figuras cimeiras da literatura mundial, podemos confirmar que o trabalho que está a ser desenvolvido o em torno da figura de Camilo em Famalicão é, sem exageros, exemplar, a nível nacional e até internacional”.


A casa de Camilo, vista do Centro de Estudos

Agenda
Teatro

A Colónia

Teatro Nacional São João 23 Jan a 26 Jan 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,556,674