"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Passagem Noturna", romance finalista do Prémio LeYa 2023

Certa noite, um fenómeno natural súbito e inexplicável deixa um hotel completamente isolado e rodeado por uma cratera funda, o que não só resulta numa perda de liberdade de movimentos para os hóspedes (que não podem sair e têm de passar a ocupar posições específicas para não desequilibrarem um edifício em perigo de derrocada), mas também num convívio diário forçado entre pessoas de contextos e gerações muito diferentes que eventualmente nunca chegariam a conhecer-se.

O «sinistro» – como virá a ser referida a catástrofe – é pressentido pela filha do Engenheiro responsável pela construção do hotel, uma pré-adolescente que perdeu a mãe em circunstâncias pouco claras dois anos antes; leitora voraz e de imaginação fértil, a Menina Sem Sorte Nenhuma crê que recebeu a mensagem do abalo e, cansada das namoradas do pai, resolve lançar-se numa aventura, pondo-se em contacto com a Guia Turística que se encontra sitiada no hotel.

Narrativa polifónica que oferece várias perspetivas da mente e do comportamento humanos num momento de crise – criando tão depressa situações cómicas e absurdas como dolorosas e chocantes – Passagem Noturna evoca a insularidade e acompanha o destino das personagens ao longo de um período de sete dias que faz pensar no mito da Criação, mas parece caminhar para um desfecho de queda e escuridão.
Será assim?

«O sabor divertido, a sinfonia da prosa, a inventiva da ficção e o prazer de um texto literário novo na aventura criativa de Leonor Sampaio da Silva; e a minha felicidade pessoal de nesta minha conterrânea saudar o talento de um romance que passa a ser uma voz presente e uma certeza futura no panorama literário açoriano, sim, mas com uma audiência e uma projeção merecidamente nacionais.»
João de Melo

«Os Açores, um sítio de Maravilhas, são o palco destas novas aventuras de Alice: a Menina Sem Sorte Nenhuma entra debaixo de terra acreditando em coisas impossíveis. Quem tem sorte somos nós, leitores!»
Carlos Fiolhais

«Numa escrita límpida, poética, tocada por fulgores de lúcida loucura, muitos temas se entretecem como a orfandade, a solidão, o amor e a sua ausência, os desequilíbrios da natureza e os dos seres humanos. Todos e vários outros atravessam um tempo narrativo de sete dias, evocando a criação bíblica do mundo e equivalendo a pelo menos sete décadas da existência duma certa mulher.»
Leonor e Onésimo Teotónio de Almeida


Leonor Sampaio da Silva é natural de ponta Delgada, ilha de São Miguel.
É Professora Associada no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade dos Açores.
Além do seu trabalho académico, dedica-se à escrita literária, contando com várias obras publicadas, nos géneros do conto e da poesia.
A sua estreia aconteceu com Mau Tempo e Má Sorte – contos pouco exemplares, que recebeu em 2014 o Prémio de Humanidades Daniel de Sá.
Outras obras da autora são ABN da Pessoa com Universo ao Fundo (contos, Companhia das Ilhas, 2017), Pouca Terra (contos, Companhia das Ilhas, 2019) e Quase Um Carimbo (poesia, Companhia das Ilhas, 2022).
Com o seu primeiro romance, Passagem Noturna, foi finalista do Prémio LeYa em 2023. 

Literatura Lusófona
248 páginas
18,80 Euros
ISBN: 978-972-20-8513-7
1.ª Edição: Abril 2025
Dom Quixote | Leya

Agenda
Exposições

Terra

Casa de Angola de Lisboa 16 Abr a 6 Mai 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Super Charlie"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação baseado nas famosas obras literárias da escritora Camilla Lackberg, que terá lugar no próximo dia 19 de abril (sábado) às 11h00, em Gaia e Lisboa.

Visitas
105,763,431