"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

José Brandão (1944-2025)

O Centro Nacional de Cultura homenageia José Brandão, referência fundamental na história do design gráfico em Portugal, falecido na quarta-feira, dia 26 de março em Lisboa.

Uma das últimas obras que nos deixou foi a imagem gráfica da comemoração dos oitenta anos da fundação do CNC, tendo associado com a prodigiosa imaginação que tinha o número oitenta e o símbolo do infinito.

Autor de uma obra extraordinária, descendia de uma família de artistas, entre os quais se encontrava o grande compositor Vianna da Mota, sendo casado com Salette Brandão, filha da poetisa Salette Tavares. Em 2015 foi publicada sob a chancela da Fundação Calouste Gulbenkian a obra monográfica “José Brandão, designer: Cultura e prática do design gráfico”, coordenada por Aureliano José Ceia, com prefácio de Jorge Sampaio. Começou a trabalhar no ateliê de Daciano Costa, tendo sido bolseiro da Fundação Gulbenkian em Londres, além de ter trabalhado em Paris. São exemplares as capas de discos de José Afonso, Sérgio Godinho, Janita Salomé e Fausto, bem como dos livros da editora Perspetivas e Realidades. A imagem de marca do Festival de Cinema da Figueira da Foz foi também sua, bem como de muitas iniciativas da Fundação Calouste Gulbenkian, Ministérios da Cultura e da Educação, Fundação Oriente, Fundação Ricardo Espírito Santo, CTT Correios de Portugal, Europalia 91, Lisboa 94 e Expo 98. Em 1982 criou com sua mulher o B2 Ateliê de Design.

A sua biografia é um extraordinário repositório ilustrativo de um percurso referencial, nacional e internacional, com uma ação docente notável que marcou muitos dos seus discípulos. Ao lado dos nossos maiores designers, José Brandão legou-nos um conjunto notável de obras de arte que se tornam inesquecíveis. Lembramo-lo com um criador fervilhante, como um amante da cultura e das artes, que continua a influenciar-nos… O nosso amigo fica connosco. Apresentamos à sua família e amigos sentidas condolências.  

Agenda
Exposições

"3 em Abril"

Galeria Santa Maria Maior 3 Abr a 26 Abr 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
105,140,265