"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Fotógrafa portuguesa entre os vencedores do World Press Photo

Maria Abranches venceu com o projeto Maria, que o júri considerou "comovente e profundamente complexo". Em abril será anunciada a Fotografia do Ano.

© Maria Abranches

"MARIA conta uma história comum a inúmeras mulheres, cujo contributo silencioso construiu, moldou e sustenta o mundo como o conhecemos. Ana Maria nasceu em Angola, foi trazida para Portugal com 9 anos e, nas suas palavras, passou a vida inteira a limpar", diz Maria Abranches no Instagram acerca do projeto que lhe deu um prémio no concurso World Press Photo.

A fotógrafa portuguesa venceu na categoria História da região Europa. O projeto em causa convenceu o júri, que o considerou "comovente e profundamente complexo". "A fotógrafa conseguiu conectar-se com o seu modelo de forma respeitosa, registando diferentes momentos do seu quotidiano. Através destes enquadramentos intimistas, o fotógrafo destaca detalhes reveladores — lembretes simbólicos das consequências persistentes do passado colonial de Portugal. A obra desperta a reflexão sobre a forma como esta história continua a moldar as estruturas sociais de hoje", lê-se no site do World Press Photo.

Maria Abranches trabalha como fotógrafa documental independente que utiliza a fotografia para destacar questões críticas, amplificar vozes marginalizadas e inspirar a mudança.

Em declarações, horas depois de o prémio ser anunciado, a fotógrafa partilhou ter "esperança que a visibilidade de um trabalho sobre as cicatrizes que foram deixadas pelo colonialismo português possa ser um ponto de partida para o debate sobre a reparação histórica".

"Esse é o meu principal objetivo, e também fazer uma homenagem a todas estas mulheres, que, como a Ana Maria, dedicam as suas vidas a construir o mundo e a permitir que as pessoas e as instituições continuem as suas vidas", disse Maria Abranches.

Além disso, "Maria" é ainda, "de certa forma, uma homenagem à presença secular africana em Portugal, que também foi determinante para construir a identidade portuguesa".

Reconhecendo que houve já "muitas tentativas de outras pessoas" para colocar a reparação histórica no seio da discussão pública, Maria Abranches defende que "já se devia ter começado a falar mais sobre isso do que se fala".

"Acho que nunca foi um tema que tivesse a atenção que merece, e acho que seria determinante para mudar um bocado as estruturas sociais do nosso país, que se mantêm desde o colonialismo, e o racismo, que vem como consequência disso", afirmou.

No total, foram agora distinguidos 42 trabalhos, escolhidos a partir de quase 60 mil candidaturas feitas por 3778 fotógrafos de 171 países. A entrega dos prémios acontece no dia 17 de abril, data em que será anunciada a Fotografia do Ano.

"As imagens premiadas são de luta e desafio, mas também de ligação humana e coragem — um trabalho visualmente impressionante que nos leva mais profundamente às histórias por detrás das notícias", diz Lucy Conticello, diretora de fotografia do Le Monde e presidente do júri global do Concurso de 2025.

"A minha esperança é que os advogados, repórteres e decisores políticos de amanhã sejam afetados e comovidos por estas imagens", acrescenta acerca desta "mistura final" em que se abordam as guerras, as alterações climáticas, lutas sociais, afirmação de género ou desporto.

Aquela fotografia de Gabriel Medina numa onda, tirada por Jerome Brouillet, e que fez sensação durante os Jogos Olímpicos de 2024, é outra das vencedoras. Uma outra, de Jabin Botsford, aquando da tentativa de assassinato de Donald Trump, é outra das distinguidas. Ou a de André Coleho que mostra o orgulho e glória dos adeptos do Botafogo quando o clube venceu a Taça dos Libertadores.


por Sofia Fonseca in Diário de Notícias | 27 de março de 2025
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Exposições

"3 em Abril"

Galeria Santa Maria Maior 3 Abr a 26 Abr 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
105,140,352