Notícias
Obra assinada por Paula del Rio Huesa vence Prémio Maria José Estanco 2025
Já é conhecida a obra vencedora da 1ª edição do Prémio Maria José Estanco 2025, instituído ao abrigo de um protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara Municipal de Loulé e o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos.

A Praça e Posto de Turismo de Piódão, em Piódão – Arganil, obra concluída em 2022, da autoria de Paula del Rio Huesa, do gabinete de Arquitetura Branco del Rio Arquitectos, é a primeira obra distinguida no âmbito deste galardão.
O júri justifica o facto desta obra “preencher plenamente, com simplicidade e delicadeza, todos os fatores de apreciação definidos no Regulamento”, relevando “a grande sensibilidade do projeto, o rigor do desenho e o respeito pelo contexto de valor patrimonial em que se insere, sem prejuízo de uma abordagem inovadora e contemporânea”.
A sua integração no ambiente construído e a aparente simplicidade da obra, revelam um trabalho exigente e muito consistente. Uma intervenção no espaço público que resolve “a complexidade formal” do existente com uma “nova centralidade suave”, através do desenho do pavimento e integração ou plantação de árvores, e cria uma área de estadia, que se advinha muito usufruída, nota ainda o júri composto por Teresa Nunes da Ponte (presidente), Sofia Pontes e Ana Bordalo (vogais).
Recorde-se que o galardão tem por objetivo distinguir obras de qualidade da autoria ou coautoria de arquitetas, que contribuíram para a sustentabilidade sociocultural da arquitetura portuguesa, promovendo a responsabilidade e o comprometimento social da profissão e incentivando a participação plena e efetiva das mulheres no meio profissional. É também uma homenagem a Maria José Estanco, louletana, que foi a primeira arquiteta portuguesa.
A cerimónia de entrega do prémio acontece a na próxima quarta-feira, 26 de março, data do nascimento da sua patrona.