Notícias
Jardim Literário Pop-Up no Largo de Wellington, em Torres Vedras
Um Jardim Literário Pop-Up vai ser proporcionado pela Câmara Municipal de Torres Vedras no Largo de Wellington, em Torres Vedras, de 26 de março a 31 de julho.

Constituindo-se como um projeto de arquitetura paisagista, este jardim ornamental e hortícola contará com zonas de estar, lazer e cultivo, sendo que no mesmo poder-se-á aceder a livros, por oferta e troca, que se encontrarão em duas pequenas Bibliotecas Livres.
No âmbito da iniciativa está prevista a realização de cinco atividades matinais, de periodicidade mensal.
A primeira dessas atividades, a qual acontecerá já no próximo dia 26 de março, pelas 11h00, denomina-se “Poemas com bicho”, e será uma sessão de leitura coral, a levar a cabo pelo grupo da disciplina “O som e as cores das palavras” da AUTITV - Associação da Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras.
Posteriormente, no dia 5 de abril, pelas 10h00, o Jardim Literário Pop-Up do Largo de Wellington acolherá a atividade “Jardim Curioso”, destinada a famílias, a qual terá início com a leitura do livro homónimo, a que se seguirá a realização de um workshop de mini hortas, orientado por Ana Carvalho. As inscrições devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 320 747; ou pelo email: bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt.
Já em maio, mais concretamente no dia 3, pelas 10h30, o Jardim Literário Pop-Up do Largo de Wellington será espaço para uma outra atividade destinada a famílias, denominada “A abelha”, a qual partirá também de um momento de leitura (baseado igualmente no livro homónimo), propondo-se, seguidamente, a participação numa oficina de ciência que explorará a constituição da flor e dos seus órgãos reprodutivos, bem como num ateliê de construção de um vaso decorativo, contentor de um mini jardim, que inspire a leitura de histórias. As inscrições podem ser efetuadas mediante contacto telefónico (261 320 738 | 261 315 428) ou eletrónico (fabricadashistorias@cm-tvedras.pt).
Em junho, no dia 7, pelas 10h00, será a vez do Jardim Literário Pop-Up do Largo de Wellington ser espaço para a Oficina dos Murmúrios. Orientada por Marina Plácido e Hélia Correia, esta atividade, destinada também a famílias (neste caso com crianças com idades entre os 4 e os 12 anos), partirá igualmente de um momento de leitura (baseado em livros como Ké Iz Tuk?, de Carson Ellis, e Amar um Cão, de Maria Gabriela Llansol), para posteriormente se passar a um momento de ilustração performativa e poética, que leve os participantes a pensar na importância dos jardins na sua vida, principalmente os selvagens. As inscrições podem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 320 747; ou pelo email: bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt. Na atividade poderão participar, no máximo, 10 crianças.
A última atividade que o Jardim Literário Pop-Up do Largo de Wellington acolherá acontece no dia 5 de julho, pelas 10h00, e designa-se “Sê uma árvore!”. Destinada também a famílias (neste caso com crianças com idades entre os 5 e os 10 anos), partirá, à semelhança de algumas das atividades anteriormente mencionadas, da leitura do livro homónimo, a que se seguirá a construção de uma árvore robusta com ramos bem longos, onde se irá pendurar afetos, pensamentos, memórias e sonhos. As inscrições devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 320 747; ou pelo email: bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt.
A participação em todas as referidas atividades é gratuita.
Mais informações podem ser obtidas no site da Câmara Municipal de Torres Vedras