Notícias
Porto celebra Dia Nacional dos Centros Históricos com três dias de atividades
O Centro Histórico do Porto, classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996, vai receber a partir da próxima sexta-feira dezenas de atividades para assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos (DNCH), anunciou a Câmara do Porto.

O programa de atividades, que inclui dezenas de ações destinadas a todos públicos, incluindo crianças e famílias, irá prolongar-se até domingo, dia 30 de março.
Durante três dias, museus, monumentos, igrejas e outras instituições vão estar de portas abertas à população e com iniciativas promovidas por 27 entidades coordenadas pela autarquia.
A maioria das atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
“Esta é, também, uma oportunidade para o público conhecer e visitar locais como a Casa do Infante, que ao longo deste ano comemora sete séculos de existência, ou o Museu do Centro Hospitalar do Porto”, referiu a autarquia.
No programa das visitas guiadas, a Câmara do Porto destaca a visita intitulada "Miragaia e a Cerâmica: passado e presente", no dia 30 de março, numa organização do Museu da Alfândega do Porto e do Museu e Bibliotecas do Porto.
Esta atividade, gratuita, está sujeita a inscrição obrigatória até 27 de março para museu@amtc.pt.
Estão ainda programados percursos comentados no último fim de semana de março, desde logo à Torre e Museu dos Clérigos.
Também a empresa municipal de reabilitação urbana Porto Vivo SRU vai estar envolvida na programação, organizando uma conferência no dia 29 de março, na Casa do Infante, subordinada ao tema "O que é uma casa?".
Entre os diversos espaços que abrem portas no Dia Nacional dos Centros Históricos, a autarquia indicou que o Quartel do Carmo, sede do Comando Territorial do Porto da GNR, vai estar aberto à população nos dias 29 e 30 de março, onde se pode ver batismos a cavalo e assistir à atuação da Charanga a Cavalo da GNR.
Já na sexta-feira, dia 28 de março, está previsto um concerto inaugural para assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos na Praça Parada Leitão, em frente ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, com a atuação de Ricardo Ribeiro, acompanhado de José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, na viola de fado, e Didi Pinto, no baixo, informou ainda a autarquia.
Estão também previstos vários concertos nomeadamente do Coro do Centro Histórico do Porto, que sobe ao palco do Palácio das Artes, na Rua das Flores, no dia 29, pelas 16:00.
Fonte: LUSA | 23 de março de 2025