Publicações
Numa mão a pena e noutra a enxada
Antologia organizada por Rui Lage percorre a representação do campo na poesia portuguesa, da idealização à crítica social.

Durante séculos a poesia transformou o campo num refúgio idílico, mas a realidade sempre foi outra, ou assim nos conta o organizador deste livro no seu incontornável ensaio final. Adeus, Campos Felizes, antologia organizada por Rui Lage e editada pela Assírio & Alvim, traça o percurso desse olhar através da poesia, revelando como a literatura ora exaltou, ora silenciou as dinâmicas sociais, económicas e políticas do mundo rural português. Do século XIII ao século XXI, podemos assim conhecer não só a visão destes poetas, como percorrer o grande cânone de autoras e autores da literatura portuguesa.
O livro já se encontra disponível nas plataformas digitais e nas livrarias.
NÉVOA
(Carlos de Oliveira)
A morte
em flor
dos camponeses
tão chegados à terra
que são folhas
e ervas de nada
passa no vento
e eu julgo ouvir
ao longe
nos recessos da névoa
os animais feridos
do Início.
SOBRE O LIVRO
Título: Adeus, Campos Felizes
Seleção e ensaio Rui Lage
N.º de Páginas: 664
PVP: 29€
Coleção: documenta poetica
Ver primeiras páginas
SOBRE O AUTOR
Rui Lage
Nasceu no Porto em 1975 e é licenciado em Estudos Portugueses e Ingleses e doutorado em Culturas e Literaturas Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Enquanto escritor, publicou várias obras nos domínios da poesia, da ficção e do ensaio, entre outros, tendo sido distinguido com o Prémio Inês de Castro (2016) e o Prémio Ruy Belo (2017), por Estrada Nacional (poesia), e com o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís (2017) e o Prémio Autores da SPA (2018), por O Invisível (romance), obra publicada em Espanha com a chancela La Umbría y la Solana, em 2020. Em 2009, foi responsável, com Jorge Reis-Sá, pela mais extensa e completa antologia da poesia portuguesa alguma vez organizada: Poemas Portugueses: Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI (Porto Editora). Traduziu obras de Samuel Beckett, Paul Auster, Pablo Neruda e Carl Sagan, entre outros. Foi colunista do jornal Expresso e escreve para o Jornal de Notícias. Foi investigador académico, docente na ACE - Escola de Artes, professor de História Cultural do Teatro na Universidade Lusófona e deputado da Assembleia da República, na XV Legislatura. É atualmente membro da Assembleia Municipal do Porto e assessor no Parlamento Europeu.