"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Artista plástica Emília Nadal doa desenhos de "Os Livros" à Universidade Católica Portuguesa

A artista plástica Emília Nadal doou à Universidade Católica Portuguesa (UCP) um conjunto de estudos preparatórios da sua obra “Os Livros”, que inclui desenhos, esquissos e um molde em gesso cromado.

De grandes dimensões, os dois baixos-relevos “Os Livros” foram concebidos, em 1998, pela artista Emília Nadal, para o edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II (BUJPII), na sede da UCP, em Lisboa. Um dos baixos-relevos encontra-se na entrada do centro de congressos e o outro está no átrio de entrada do segundo piso (hoje um espaço coberto).

«“Os Livros” materializam numa inscrição na pedra a intangibilidade do saber que a universidade cultiva, assim dando corpo permanente à sua ação. Esta escultura é filosofia corporizada», afirma a Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil.

As peças doadas – entre as quais se encontram estudos de padrões e de cor e estudos de sequências e de profundidade – ficarão na BUJPII, agora encarregue de as inventariar e descrever numa plataforma adequada e de as disponibilizar digitalmente, facilitando a pesquisa e consulta.

«Ter estes estudos é o completar do ciclo. Há o paralelismo entre os livros e a construção de uma obra, desde que nasce no pensamento até ao primeiro draft, os rascunhos sucessivos, o ‘corta e refaz’. Para nós é importante ter este paralelismo com a arte», refere a diretora da biblioteca. Ana Folque sublinha ainda que esta doação vem enriquecer o respetivo acervo, reforçando «a universidade como recetáculo de sabedoria e, por extensão, a biblioteca».

Estes desenhos já tinham estado expostos na BUJPII e na Galeria Fundação Amélia de Mello, ambas na sede da UCP, por altura da exposição “Trono de Maria, Lugar de Sabedoria”. Foi após esta iniciativa que Emília Nadal aceitou doar as peças à Universidade.

«Para que servem “Os Livros”? Gostaria que fossem recordados como a memória do saber e o repositório de toda a cultura humana e daquilo que há de melhor», explica Emília Nadal no vídeo sobre a realização destes baixos-relevos. Aí, revela como se inspirou e relata o processo de criação desta obra, desde a modelação inicial em barro e gesso até ao uso da policromia para realçar os volumes e as formas.

«A horizontalidade dos azulejos [da parede] indicava-me que a devia seguir e foi a junção do simbolismo do edifício que guarda livros, memórias e todo o saber, que se inscrevia esteticamente e geometricamente naquela superfície», conta.

Além dos dois baixos-relevos, Emília Nadal é também autora dos retratos dos antigos reitores da UCP D. José da Cruz Policarpo e Padre Doutor Manuel Isidro Alves, e do traje académico da Católica.

Emília Nadal nasceu em Lisboa, em 1938. Estudou cerâmica decorativa e licenciou-se em pintura, vindo a destacar-se em áreas como a pintura, desenho, gravura e vídeo-performance. Expõe desde 1957, tendo participado em inúmeras exposições individuais e coletivas em Portugal, mas também em Espanha, França, Finlândia, Brasil, México, Ex-Jugoslávia, Macau ou Japão, entre outros países.

O ecletismo do seu percurso e da sua obra estão representados em coleções privadas e públicas portuguesas, como a do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu Nacional de Arte Moderna, da Fundação de Serralves, bem como em coleções espanholas, brasileiras e suíças.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
106,142,717