Publicações
Uma história concisa das ciências que é também uma incursão pela história política, social e cultural do mundo
O relato dessa esplêndida sucessão de revoluções, tentativas, acasos e erros que constituem a genealogia da chamada ciência «moderna».

Aristóteles, Euclides, Arquimedes, Ptolomeu e Galeno inauguraram uma tradição científica que se manteve como referência durante vários séculos. No entanto, a partir de 1600, com o desenvolvimento de instrumentos que permitiam ver objetos até então invisíveis a olho nu, o paradigma dominante alterou-se.
A revolução científica «moderna» estava em curso.
A partir da primeira metade do século XIX, o número de especialidades multiplicou-se e as ciências sistematicamente quantitativas deram origem a aplicações industriais que transformaram totalmente a relação entre a ciência, a economia e a sociedade.
Debruçando-se sobre acontecimentos e protagonistas fundamentais, o professor e investigador Yves Gingras traça as origens da ciência «moderna» à medida que esta se desenvolve, a partir do século XVII, e que, depois, se impõe em todo o mundo durante o século XIX, num texto de grande clareza, enriquecido com mapas e diagramas ilustrativos.
Yves Gingras é professor catedrático no Departamento de História da Universidade do Quebeque, em Montreal, investigador no Centre interuniversitaire de recherche sur la science et la technologie e director científico do Observatoire des sciences et des technologies, que co-fundou em 1997. Tem vários trabalhos publicados em francês e em inglês nos domínios da História, da avaliação da investigação e da Sociologia da Ciência. Foi distinguido com o prémio Ivan Slade da Sociedade Britânica para a História da Ciência em 2001, com o prémio Gérard-Parizeau em 2005 e o prémio Jacques-Rousseau em 2007.
Categoria(s): Ciência e Tecnologia
Colecção: A Minha Estante
Nº de Páginas: 136
Ano de Edição: Março 2025
ISBN: 978-989-576-163-0
Formato: 15x23
Capa: Brochado
Tradutor: André Barata
Guerra & Paz