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Obras de Pomar, Gabriel Abrantes e Jota Mombaça entre as aquisições da Gulbenkian

Total de 62 obras, que incluem peças que intergraram a inauguração do CAM remodelado, engrossam acervo da fundação.

 "da desigualdade constante dos dias de leonor", de Leonor Antunes, na grande nave do renovado Centro de Arte Moderna dias antes da re-inauguração_Matilde Fieschi
Um total de 62 obras de artistas como Júlio Pomar, Gabriel Abrantes e Jota Mombaça entraram no acervo do Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2024, no quadro da política de aquisições, segundo a instituição.

No total das obras estão quatro novos artistas, como é o caso de Diogo Nogueira, que passa a estar representado na coleção com a pintura de grandes dimensões Brincar com canoas e afogar cães, indica o site da Gulbenkian.

"A política de aquisições do CAM dá primazia, por um lado, à incorporação de obras de artistas que se relacionam com o programa artístico, apoiando a produção de novas obras e subsequente aquisição", indica a nota informativa, dando como exemplo a instalação em vídeo Bardo Loops, de Gabriel Abrantes, e a escultura que resultou da performance Sempre viva, cobra de água, de Jota Mombaça, que decorreu no dia de inauguração do CAM remodelado, em 20 de setembro.

Também passou a fazer parte da coleção do CAM a pintura Varina comendo melancia, de 1949, de Júlio Pomar (1926-2018), obra histórica de conteúdo neo-realista, uma das mais marcantes da pintura portuguesa criadas por este artista na década de 40 do século XX, a par de outras como O Almoço do Trolha, Menina com um Gato Morto ou O Cabouqueiro.

A exposição inaugural de Leonor Antunes do CAM, que ocupou a galeria principal, também permitiu, segundo a Gulbenkian, a aquisição da instalação suspensa Ana #1 e Ana#2, criada a partir de desenhos da artista Ana Hatherly (1929-2015), enquanto a escultura de Rui Chafes Tu nem sequer me vês foi incorporada após a exposição Rui Chafes e Alberto Giacometti. Gris, Vide, Cris.

A equipa do comité de aquisições, constituída por Afonso Dias Ramos, Filipa Oliveira, João Sousa Cardoso, Marta Mestre e Paula Nascimento, aprovou ainda a compra de duas obras de Cecília Costa, três desenhos de José de Almada Negreiros (1893-1970) e a doação de duas pinturas de Fernando Lemos (1926-2019).

Algumas das novas aquisições estão expostas no CAM, como a série de fotografias de Manuel Botelho presente em Linha de Maré. Coleção do CAM, e a peça em têxtil da Isabel Carvalho selecionada por Leonor Antunes para a exposição intitulada da desigualdade constante dos dias de leonor.

Outra das prioridades assinaladas pela Gulbenkian é a aquisição de obras de artistas portugueses a viver em Portugal ou a viver em países de língua portuguesa, e, nessa linha, surgem as aquisições de cinco obras do artista angolano Yonamine e de uma instalação da artista brasileira Irene Buarque, que se junta a outras das suas obras já presentes na coleção do CAM, como a pintura Tripoli.

Em 2024, este acervo recebeu ainda obras de Sobral Centeno, Moita Macedo, Alexandre Estrela e José Pedro Croft, bem como de Teresa Magalhães, Ilda David e Graça Morais. A Coleção de Arte do CAM conta atualmente com quase 12 mil obras de mais de 1300 artistas, segundo a Fundação Gulbenkian.


Fonte: LUSA | 11 de março de 2025
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