"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Rui Reininho lança disco com a Orquestra Jazz de Matosinhos no dia do seu 70.º aniversário

Meses depois da edição de "20.000 Éguas Submarinas", a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) convidou Rui Reininho para uma viagem singular pelos mistérios desse recém-editado disco.

© Alexandre Delmar | Casa da Música
Ao vivo na Casa da Música e na Real Vinícola, sob direção artística de Pedro Guedes, a orquestra reinventou as composições para o formato de big band e juntou-se a Rui Reininho, Paulo Borges e Alexandre Soares nesta nau imaginária.

O sucesso desses espetáculos despertou a vontade de registar esta colaboração em disco. O resultado chega agora às lojas: um registo ao vivo com cinco temas gravados no CARA – Centro de Alto Rendimento Artístico, estúdio da OJM. Com produção de Rui Reininho e Pedro Guedes, o disco conta ainda com Alexandre Soares na coprodução e na remistura do tema "NamasTea", que ganhou um vídeo de Ana Deus já disponível no YouTube.

 

O disco poderá ser ouvido nas plataformas de streaming e também estará disponível em vinil, em duas edições especiais: uma versão “standard” e uma edição limitada e autografada, colorida, comemorando os 70 anos de Rui Reininho, com apenas 70 exemplares. Ambas poderão, a partir do dia 28 de fevereiro, ser encomendadas no bandcamp.

Lado A
NamasTea  
(Alexandre Soares Remix)
Fartos do Mar

Lado B
Ressonância Magnífica
Aqua Regia
Palmas

Letras: Rui Reininho; 
Música: Rui Reininho e Paulo Borges. Ressonância Magnífica com Jacomina Kistemaker. Fartos do Mar com Alexandre Soares
Direção Musical: Pedro Guedes; 
Arranjos: João Pedro Brandão (NamasTea), Telmo Marques (Fartos do Mar), João Guimarães (Ressonância Magnífica), José Pedro Coelho (Aqua Regia), Pedro Guedes (Palmas)
Voz: Rui Reininho; 
Guitarra: Alexandre Soares; Eletrónica e sintetizadores: Paulo Borges; Madeiras: José Luís Rego, João Guimarães, Mário Santos, José Pedro Coelho, Rui Teixeira; Trompetes: Luís Macedo, Ricardo Formoso, Rogério Ribeiro, Javier Pereiro; Trombones: Daniel Dias, Andreia Santos, Álvaro Pinto, Gonçalo Dias; Contrabaixo: Filipe Louro; Bateria: João Cunha

Produção: Alexandre Soares, Rui Reininho e Pedro Guedes; 
Gravação: Nuno Couto, ao vivo no CARA, Matosinhos; 
Assistente de Gravação: Pedro Adelino; 
Misturas: Alexandre Soares e Nuno Couto; 
Masterização: Miguel Pinheiro Marques, Arda Recorders;
Design: Ricardo Rocha, Soa Collective;
Produção Executiva: Pedro Valente, Azáfama;
© & Rui Reininho + OJM | Omnichord Records 2025 | www.omnichord.pt




Rui Reininho
Voz inconfundível e rosto carismático dos GNR (um dos grupos de maior reconhecimento artístico e musical a nível nacional), Rui Reininho tem tanto de próprio como de não comum e é um dos letristas mais respeitados do cancioneiro português. Em 2008 estreou-se a solo com “Companhia das Índias”, disco de canções pop, com cheiro a especiarias e texturas de eletrónica, que nos levou a descobrir um Reininho que não sabíamos existir até então. Treze anos depois assume novo trilho sonoro com “20.000 Éguas Submarinas”, um disco surpreendente, um mergulho em mares profundos e um exercício de libertação que vai para além do esperado.

Orquestra Jazz de Matosinhos
A Orquestra Jazz de Matosinhos é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo promover a criação, a investigação, a divulgação e a formação na área do jazz. Criada em 1997, conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos desde 1999. 
Cruza ambição internacional com sentido de responsabilidade local e investe de forma continuada no desenvolvimento de projetos artísticos diversificados, projetos formativos coerentes e na edição discográfica de jazz português. Pioneira num território largamente inexplorado, a OJM cumpre o papel de Orquestra Nacional de Jazz. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
106,142,341