"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Hélder Moutinho apresenta novo disco "Os Dias da Liberdade"

Este novo disco volta a contar com todas as letras escritas exclusivamente por João Monge, um dos mais relevantes poetas da música portuguesa dos últimos 40 anos. Premiado nacionalmente, Monge tem o seu talento refletido em muitas das grandes canções do panorama musical português.

Lançamento Online: 28 de fevereiro de 2025

O álbum representa mais um encontro entre o poeta e o intérprete, consolidando uma relação de respeito e cumplicidade construída ao longo de múltiplas colaborações. Como o próprio João Monge afirma, Hélder Moutinho tem uma habilidade única para "ler" a sua escrita, interpretando a sua poesia com “todas as cores”.

Após integrar o projeto Quinteto Lisboa, Hélder Moutinho continuou a colaborar com João Monge em várias obras marcantes. No álbum 1987, interpretou quatro temas. Mais tarde, em O Manual do Coração, gravou pela primeira vez um disco totalmente dedicado às letras de Monge. Além disso, no espetáculo A Voz e a Alma, ao lado de Maria João Luís, interpretou todas as canções de uma peça teatral escrita pelo poeta.

A Profundidade Poética de João Monge
Na sua escrita, Monge aborda uma ampla gama de temas, onde o amor e a intervenção social coexistem de forma natural e construtiva. Esse olhar crítico e sensível alinha-se com a visão artística que Hélder Moutinho tem defendido ao longo da sua carreira.

“Os Dias da Liberdade” propõe uma reflexão sobre a vida, os seus valores e emoções, transportando-nos numa viagem imaginária onde se saboreiam a liberdade e a paz, questionando o nosso propósito no mundo.

Se, em O Manual do Coração, os poemas foram exclusivamente musicados por compositores contemporâneos do poeta e do intérprete, neste novo álbum essa abordagem expande-se. Para além dos compositores contemporâneos, foram incluídos também autores de fados tradicionais, resultando numa fusão autêntica entre a nova poesia de Monge e as melodias clássicas do fado.

Processo criativo e produção
A conceção deste álbum teve um percurso singular. Antes de serem gravadas, a maioria das faixas foi ensaiada e interpretada ao vivo nas Casas de Fado onde Hélder Moutinho atua ou apresentadas em diversos espetáculos, amadurecendo até atingirem a forma ideal.

As gravações decorreram em diferentes locais emblemáticos, como a Discoteca Lux, a Maria da Mouraria, a Tasca da Bela e os Estúdios Namouche.

Hélder Moutinho – Uma voz inconfundível no fado
Com 28 anos de carreira, Hélder Moutinho é um dos fadistas mais carismáticos e autênticos da atualidade. Intérprete, compositor e poeta, é um profundo conhecedor dos segredos, códigos e mistérios do fado.

O seu álbum 1987 consolidou-o como um dos mais importantes intérpretes do novo século. Em 2016, lançou O Manual do Coração, que recebeu elogios unânimes da crítica e do público, sendo visto como um trabalho inovador no fado contemporâneo.

Com Os Dias da Liberdade, Hélder Moutinho reafirma o fado como uma poderosa ferramenta de expressão social e cultural, celebrando a poesia de João Monge e trazendo para o presente a tradição das canções que defendem a liberdade, agora reinventadas na essência do fado.

Ficha Técnica do Álbum 
Hélder Moutinho – Voz
Ricardo Parreira – Guitarra
André Ramos – Viola
Miguel Silva – Viola
Ciri Bertini – Viola Baixo
Carlos Garcia – Piano
Iuri de Oliveira – Percussões

Músicos Convidados:
Fernando Araújo (Yami) – Baixo Acústico
Francisco Gaspar – Viola Baixo
Pedro de Castro – Guitarra Portuguesa
Ivan Cardoso – Viola
Gabriel Godoi – Violão de 7 Cordas

Captações: Eric Harizanos (Antena 1) e Miguel Peixoto (Estúdios Namouche)
Misturas: António Pinheiro da Silva Fernando Nunes
Masterização: Fernando Nunes
Produção: Hélder Moutinho
Produção de Rádio e Vídeo para as redes sociais da Antena 1 -  Ana Sofia Carvalheda
Fotografia: Estelle ValenteHélder Moutinho e Aurélio Vasques
Textos: Hélder Moutinho
Artwork: Tiago Curado de Almeida
Produção Executiva: Filipe Pereira (HM Música MWF) 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.

Visitas
104,127,032