Notícias
Cerimónia de Entrega do Prémio WOOK Novos Autores
Dia 26 de fevereiro, pelas 17h30, na Biblioteca da Fundação de Serralves, no Porto.

Destacar novos talentos literários, promover e dar visibilidade a obras que refletem a diversidade, a criatividade e a qualidade da produção literária em língua portuguesa é o grande objetivo do Prémio WOOK Novos Autores, uma iniciativa da maior livraria portuguesa online. A cerimónia de entrega do prémio terá lugar na Biblioteca da Fundação de Serralves, no Porto, no dia 26 de fevereiro, pelas 17:30, e contará com a presença de autores, editores, membros do júri e convidados especiais do mundo literário.
Nesta 1.ª edição, de 80 livros elegíveis, foram selecionadas seis obras finalistas, que se destacam pela sua originalidade e qualidade literária. O grande vencedor é João Pedro Vala, distinguido pela sua obra Campo Pequeno. A sua escrita inovadora, a profundidade literária e a capacidade de cativar leitores foram fatores determinantes para esta distinção.
Sobre a escolha, João Tordo, presidente do júri, sublinhou: “João Pedro Vala é certamente uma das vozes mais fortes da nova ficção portuguesa, de quem muito se espera, sobretudo depois dos dois romances de estreia, nos quais se começa a entrever uma melodia própria, que o futuro confirmará.”
“Este prémio não é apenas um reconhecimento do talento literário, é também um incentivo à criação e uma oportunidade para que novos escritores cheguem a mais leitores. Na WOOK, acreditamos que a literatura precisa de novas vozes e queremos ajudá-las a ganhar visibilidade. Através da nossa plataforma, a maior livraria online do país, disponibilizamos ao vencedor ferramentas essenciais para divulgar a sua obra – desde promoção nos nossos canais digitais e redes sociais, até destaque na homepage e campanhas de marketing direcionadas. Mais do que premiar, queremos abrir portas, dar espaço para que estes autores cheguem mais longe e consolidem o seu percurso no mundo literário”, sublinha Rui Aragão, Diretor da WOOK.
Para além da entrega do prémio, a cerimónia contará com momentos de leitura e uma conversa com João Pedro Vala, onde o autor refletirá sobre a sua obra, o panorama literário contemporâneo e a importância deste prémio na valorização do talento e da criatividade.
A cerimónia estará aberta ao público, limitada à lotação da sala e mediante inscrição prévia. Os interessados em assistir à entrega do prémio podem reservar lugar até ao dia 21 de fevereiro, através do e-mail gab.comunicacao@wook.pt. Apenas as reservas confirmadas serão consideradas válidas.
Nota do Júri
Um casal à espera do primeiro filho é o ponto de partida para um romance que se aproxima da comédia de costumes. Campo Pequeno é o centro de um universo ficcional rico em que o leitor tem acesso privilegiado ao mundo interior das personagens. Com uma voz original, simultaneamente irónica e erudita, o autor cria uma narrativa que reflete a fragmentação e o insólito do mundo contemporâneo. Guiados por um narrador que participa na farsa, o escritor faz-nos crer que estamos a ver à lupa as suas personagens, enquanto, na verdade, nos aponta um espelho. João Pedro Vala é certamente uma das vozes mais fortes da nova ficção portuguesa, de quem muito se espera, sobretudo depois dos dois romances de estreia, nos quais se começa a entrever uma melodia própria, que o futuro confirmará.
Sobre o autor e a obra
João Pedro Vala (Lisboa, 1990) é licenciado em Gestão e doutorado em Teoria da Literatura e trabalha como revisor e tradutor, tendo sido crítico literário no Observador. Em 2022 estreou-se com Grande Turismo, o seu primeiro romance, a que se seguiu o mais recente Campo Pequeno, publicado em 2024. É ainda autor de Terra, um livro sobre a história da Herdade do Esporão, editado em 2023.
Sobre o prémio
O Prémio WOOK – Novos Autores tem como objetivo descobrir e dar visibilidade aos novos talentos da ficção em português, premiando obras que se destacam pela sua inovação, criatividade e relevância cultural. Desta forma, a Wook reforça o seu compromisso com a promoção da leitura e das obras em língua portuguesa.
Foram finalistas da primeira edição os autores: Stênio Gardel com A Palavra que Resta, Marta Hugon com Souvenir, Rita Canas Mendes com Teoria das Catástrofes Elementares, Henrique Raposo com As Três Mortes de Lucas Andrade e Victor Vidal com Não Há Pássaros Aqui.