"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A tristeza de viver sob o eclipse

Porto Editora recupera sucesso literário de Rosa Montero, há vários anos esgotado no mercado português: estamos todos a precisar de Instruções para Salvar o Mundo. 

A Humanidade divide-se entre aqueles que sabem amar e aqueles que não sabem… Assim o garante Rosa Montero em Instruções para Salvar o Mundo, o livro que é a história de uma longa noite. Tão longa que se prolongou durante vários meses e mudou as vidas de um quarteto fantástico de personagens. Matias, Daniel, «Cérebro» e Fatma caminhavam nas suas existências isoladas como que coxos de esperança. Mais do que isso: cegos, inertes, silenciosos, alcoolizados. E um dia, ou melhor, uma noite, tudo se desmorona de vez, o caos instala-se. Efeito borboleta nos destinos uns dos outros, a maldita tristeza de viver sob o eclipse deixa-os sem conserto. Voltará o dia a nascer?

O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.

SOBRE O LIVRO

Instruções para Salvar o Mundo
Num cenário suburbano, onde a noite reclama o seu território e os fantasmas reivindicam o seu espaço, um taxista viúvo que não consegue superar a perda da mulher, um médico desiludido e viciado numa existência virtual, uma velha e pouco sóbria cientista e uma belíssima prostituta africana sedenta de vida cruzam os seus caminhos, para nos obsequiarem com uma visita guiada ao mundo vertiginoso e convulso que cada um encerra dentro de si. Porém, esta não é uma história de horrores – é antes uma fábula de sobreviventes, de personagens que reúnem todos os elementos necessários para serem considerados uns desgraçados, que se movem nos espaços limítrofes à máfia, ao tráfico de mulheres, em universos quase irreais, mas que conseguem encontrar um apoio que lhes permite a remição e a saída das trevas que os mantinham prisioneiros. Uma intensa e hipnótica história de esperança, que deambula entre o humor e a emoção e nos mergulha na sociedade caótica dos nossos dias. Uma história que pode ser a de qualquer um de nós.

Ver primeiras páginas  

Título: Instruções para Salvar o Mundo
Autora: Rosa Montero
Tradução: Helena Pitta
Páginas: 240
PVP: 17,75€ 

CRÍTICAS

«Rosa Montero é uma escritora que joga com os segredos de cada um de uma forma única: ora desvenda-os ora esconde-os novamente, numa forma brilhante de criar uma tensão positiva entre o leitor e a obra.»
Jornal de Negócios

«Instruções para Salvar o Mund o [...] corresponde a uma maturidade narrativa, cuja leitura se degusta como se saboreia um bom vinho. São histórias de destinos cruzados, em ritmo de tragicomédia, cujas personagens se movimentam em ambientes de catástrofe iminente. Tudo bem temperado com humor e ironia.»
Expresso

«Instruções para Salvar o Mundo foi escrito para provar que é possível sair do remoinho da fatalidade mesmo na noite mais escura. É um livro rude na aparência mas de uma fina ironia, onde o sarcasmo é substituído pela eficácia da ternura.»
Time Out

SOBRE A AUTORA

Rosa Montero
Nasceu em Madrid em 1951. Como jornalista, colabora em exclusivo com o jornal El País, tendo obtido, em 1980, o Prémio Nacional de Jornalismo e, em 2005, o Prémio da Associação da Imprensa de Madrid, por toda a sua vida profissional. Com A louca da casa recebeu o Prémio Grinzane Cavour de literatura estrangeira e o Prémio Qué Leer para o melhor livro espanhol, distinção que também foi atribuída, em 2006, a História do Rei Transparente. A Ridícula Ideia de Não Voltar a Ver-te viria a ganhar o Prémio da Crítica de Madrid 2014. Recebeu, já em 2017, e pelo conjunto da sua obra, o Prémio Nacional das Letras Espanholas, galardão que o júri fundamentou com a «sua longa trajetória no romance, jornalismo e ensaio».
Para mais informações, visite o site www.rosamontero.es

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "EMMA - A grande aventura"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação de Leo Lewis Liao, que terá lugar no próximo dia 2 de março (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "PARQUE CENTRAL"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de novo circo "Parque Central", uma criação da Companhia Erva Daninha, a ter lugar no dia 22 de fevereiro (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
103,091,106