"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Cão Pulgão", uma nova coleção que nos comove, diverte e interpela

Em França ele é o Chien Pourri. Foi lá que nasceu, em 2013, tornando-se um enorme sucesso. Foi adaptado a série televisiva e adotado por instituições tão prestigiadas como o Museu do Louvre. Os seus criadores enchem auditórios em escolas e bibliotecas.

Agora, também os leitores portugueses poderão conhecer uma das coleções mais felizes da literatura infantil contemporânea.

Ele é o Cão Pulgão, vive na rua na companhia do seu amigo Gato Chato e de outros «deserdados da vida». Juntos, vivem aventuras que os levam a conhecer o pior e o melhor da humanidade.

Tratando de temas sérios com humor, leveza e esperança, Colas Gutman e Marc Boutavant, a dupla criativa por detrás destas histórias, conseguem a proeza de nos fazer rir, chorar e pensar.

A Nuvem de Letras publica os dois primeiros títulos a 3 de março, e ainda este ano serão publicados mais dois volumes.

«O humor absurdo é uma forma de amenizar um pouco as coisas para mim e para os jovens leitores. Para o Cão Pulgão, uma lixeira pode ser motivo de festa. É ingénuo, sim, mas é ver o caixote do lixo meio cheio. E permite ver o reverso de uma situação que parece desesperante.»
Colas Gutman, autor

Cão Pulgão e Cão Pulgão Vai à Escola, de Colas Gutman (texto) e Marc Boutavant (ilustrações). Tradução de Ana Rita Mendes.
Excertos vol. 1 e vol. 2 para leitura.
Nas livrarias a 3 de março de 2025.

«As crianças que já leem sozinhas irão deliciar-se com estas aventuras irónicas. A coleção é também adequada como história de embalar, capítulo a capítulo, para pré-leitores. O trabalho artístico a cores é feito num estilo de banda desenhada dos anos 50, com toques de humor que complementam a ação. É bom que venham mais a caminho!» Kirkus Reviews

«Este livro de capítulos — já popular em França, onde foi transformado numa série de televisão de sucesso — destina-se a crianças que apreciam um pouco mais de ação e muito mais voz na sua leitura. (Há mais do que uma pitada da hilaridade negra na escrita de Gutman).» New York Times

SINOPSE
Cheira a sardinhas, é muito ingénuo (mesmo!) e não dá um passo sem o seu clube de fãs de moscas e o seu fiel amigo Gato Chato. Vem daí conhecer o Cão Pulgão, um vadio com um coração de ouro que transforma todos os seus dias numa numa hilariante aventura cheia de mal-entendidos.

Uma coleção que, com humor, leveza e simplicidade, aborda temas tão profundos como a exclusão ou a necessidade de aceitação, através de um anti-herói encantador, inocente e divertido.

A inocência, doçura e solidariedade do Cão Pulgão e do seu fiel amigo Gato Chato vão conquistar-nos a todos. No final de cada história, só queremos levá-los connosco!

Cão Pulgão
O Cão Pulgão sonha com o dia em que vai encontrar um dono. E é esse sonho que o move a abandonar o seu caixote do lixo e a aventurar-se pelo mundo fora. Mas não tarda a cair numa armadilha…

Cão Pulgão Vai à Escola
O Cão Pulgão vai à escola pela primeira vez. O seu objetivo é aprender a ler, para entender as etiquetas dos produtos do seu caixote do livro. E claro, para conseguir ler uma história ao seu grande amigo Gato Chato.

Conseguirá fazer boa figura perante a professora e os colegas? Como passará o tempo no recreio? Coragem, Cão Pulgão!

OS AUTORES


Colas Gutman começou a contar histórias no 5.º ano. Tudo partiu de uma composição cuja única premissa era usar a palavra «mosca». Anos mais tarde, escreveu o seu primeiro livro: Rex, ma tortue, vencedor do prémio Mille Pages 2006. Continuou a explorar a infância e a adolescência em Journal d’un garçon, Rose e em L’enfant, que lhe valeu o prémio Sorcières, na categoria de primeiras leituras. É em 2013 que inventa uma personagem e uma série tão hilariantes como cativantes: Cão Pulgão, cujas ilustrações são confiadas a Marc Boutavant. É o início de uma grande aventura que até à televisão francesa foi parar! 


Marc Boutavant
é o ilustrador da série Cão Pulgão e do álbum Nunca Dances com Um Dinossauro (a publicar pela Nuvem de Letras). As suas ilustrações divertidas são cheias de pormenores e de cores inesperadas e contam histórias subtilmente, com piscares de olho e sentido do burlesco. Nascido em Dijon, Marc é autor, ilustrador e artista gráfico. Em 2022 recebeu a distinção Grande Ourse, pelo SLPJ de Montreuil.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "EMMA - A grande aventura"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação de Leo Lewis Liao, que terá lugar no próximo dia 2 de março (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "PARQUE CENTRAL"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de novo circo "Parque Central", uma criação da Companhia Erva Daninha, a ter lugar no dia 22 de fevereiro (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
103,090,573