Notícias
ROBÔT EM NOVA IORQUE
Leonel Moura convidado pelo Museu de História Natural de Nova Iorque (AMNH) a criar um robô pintor para a sala da humanidade.
Leonel Moura convidado pelo Museu de História Natural de Nova Iorque (AMNH) a criar um robô pintor para a sala da humanidade.
O AMNH tem em curso um projecto de renovação de vários módulos expositivos, entre os quais se destaca a sala dedicada à humanidade. A abertura está prevista para finais do corrente ano.
A sala da humanidade apresentará um percurso desde os primórdios até aos dias de hoje. De forma a representar algumas das questões que as novas tecnologias colocam, em particular com o aparecimento da robótica e das máquinas inteligentes, o AMNH convidou Leonel Moura a apresentar uma proposta de instalação permanente com um robô pintor.
Considerando que, mais do que outros, um robô capaz de produzir a sua própria arte questiona de forma profunda a natureza do ser humano.
O novo robô, bastante mais sofisticado do que os anteriores, já se encontra em fase de produção (em colaboração com a empresa IdMind e participação de vários investigadores portugueses de Coimbra e holandeses de Amsterdão) e um primeiro protótipo deverá ser testado a partir de Abril.
Igualmente em Abril Leonel Moura realiza seminários sobre arte e robótica a convite da Universidade de Santa Barbara na California, da Cal Poly em San Luis Obispo e da Escola de Artes Visuais de Nova Iorque.