Publicações
Um romance que reflete sobre o poder das histórias
No romance de estreia, Marta Pérez-Carbonell, a autora-sensação da ficção espanhola, aborda o papel da literatura e da linha subtil que separa a realidade da ficção.

O leitor é convidado a embarcar numa viagem de um comboio noturno entre Londres e Edimburgo, na qual conhecemos Alicia, que divide uma carruagem com dois desconhecidos: o escritor Terence Milton e o seu amigo Bou. Rapidamente, os três começam a partilhar estórias do seu passado e Alicia torna-se a confidente acidental do autor, que está a lidar com as consequências da publicação do seu polémico romance, Rocco, inspirado na relação que manteve com um jovem.
Com as revelações de Milton sobre a verdadeira inspiração para a sua história, os companheiros de viagem vão ficar enredados numa teia de incertezas que afetará para sempre as suas vidas.
Desta forma, o romance transforma-se numa reflexão sobre a linha ténue entre a ficção e a realidade. Marta Pérez-Carbonell apresenta um livro sobre a capacidade de as estórias unirem pessoas ou como as decisões dos outros podem mudar irrevogavelmente as nossas vidas.
Nada más ilusório recebeu inúmeros elogios da crítica e os direitos autorais foram vendidos para 10 países, ainda antes da sua publicação no país vizinho. Rosa Montero descreve-o como “um romance de estreia poderoso e inesquecível”.
SOBRE O LIVRO
Nada mais ilusório
Num comboio noturno, Alicia viaja entre Londres e Edimburgo na companhia de dois desconhecidos – o escritor Terence Milton e o seu amigo Bou. Neste encontro fortuito, a conversa leva-os a desvendarem momentos do seu passado.Terence é autor de um romance inspirado na ambígua relação que manteve com um jovem. O sucesso do livro traz pesadas consequências, pairando sobre o escritor a acusação de traição a um amigo, suja vida terá exposto sem pudor.
Alicia partilha as suas próprias memórias enquanto se vê presa àquela história, ansiando saber o que realmente aconteceu.
Naquele pequeno espaço partilhado cabem vários mundos, e histórias passadas em Nova Iorque, Londres, Madrid e na ilha de Socotra, no Iémen, aproximam três personagens em torno de traições, perdas e culpa.
Numa narrativa absolutamente envolvente, Nada mais ilusório fala das histórias que contamos, do papel da literatura e da linha subtil que separa a realidade da ficção.
Título: Nada mais ilusório
Autora: Marta Pérez-Carbonell
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 212
PVP: 17,75€
Ver primeiras páginas
SOBRE A AUTORA

Marta Pérez-Carbonell é doutorada em Estudos Hispânicos pela Universidade de Londres e é professora de literatura espanhola contemporânea na Colgate University, em Nova Iorque. Autora de The Fictional World of Javier Marías: Language and Uncertainty (Brill, 2016) e de numerosos artigos sobre a obra de vários autores espanhóis contemporâneos, colaborou em publicações como The Objective, Letras Libres e Quimera . O seu primeiro romance, Nada Mais Ilusório (Lumen, 2024), conquistou o mundo editorial, tendo sido vendido para dez países, mesmo antes da sua publicação em Espanha.