"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um livro fundamental para compreender o começo da II Guerra Mundial

O pacto entre nazis e comunistas que ofereceu a Hitler as asas da guerra.

Um conjunto de documentos essenciais para compreender o começo da II Guerra Mundial.

Hitler e Estaline assinaram um Pacto de Não Agressão, em 23 de agosto de 1939. Oito dias depois Hitler invadiu a Polónia.

• Se o pacto era um acordo de paz, como foi possível que tenha sido, como o foi, o tiro de partido para a guerra?

• Se Hitler e Estaline assinaram um acordo de paz, por que razão não há no pacto nenhuma cláusula que desobrigue as partes no caso de um deles começar uma guerra de agressão?

• O pacto era só o texto, que foi anunciado candidamente ao mundo, ou havia, por baixo da mesa, protocolos secretos?

• Se a União Soviética queria a paz, até para recuperar o seu exército, que as purgas de Estaline teriam enfraquecido, por que razão três semanas depois do pacto o seu exército invadia a Polónia, retalhando-a com Hitler?

Neste livroManuel S. Fonseca responde a estas perguntas, fundamentadas nos documentos, nos protocolos secretos (que Gorbachev reconheceu como verdadeiros), nos discursos de Hitler e de Estaline, e nas felicitações dos comunistas à agressão de Hitler.

Manuel S. Fonseca

Tinha cinco anos quando chegou a Angola, ao musseque Sambizanga, em Luanda, cidade em que viveu, com interregno de dois anos no Lobito, até final de 1976.

Infância, adolescência e independência são a matéria deste livro. Admirador impenitente das crónicas de Nelson Rodrigues e António Lobo Antunes, quis, nesta Crónica de África, tratar as suas cenas da vida real com o gosto narrativo que tanto o deslumbra no cinema.

Cronista no Expresso e no Jornal de Negócios, com artigos publicados no JLSemanárioFaceMarie Claire CM e Granta, foi, antes, autor de Michelangelo Antonioni e Francis Ford Coppola, biografias editadas pela Cinemateca. Co-autor, com João Bénard da Costa, do volume IV do Cinema Musical. Na Guerra & Paz, foi autor de A Revolução de Outubro – Cronologia, Utopia e CrimePequeno Dicionário Caluanda e o Pequeno Livro dos Grandes Insultos. Organizou e prefaciou várias antologias de Fernando Pessoa, em particular Que Salazar era o Salazar de Fernando Pessoa e a trilogia de livros ligados às grandes tragédias do século xx, Manifesto ComunistaMein Kampf e Pequeno Livro Vermelho. Prefaciou ainda obras de Platão, Jonathan Swift, Rimbaud, Mark Twain, Claude Le Petit, Oscar Wilde e Pierre Félix- Louÿs.

Ficha Técnica:
Categoria(s): História, Cultura e Religião, Não Ficção, Sem categoria
Nº de Páginas: 144
Ano de Edição: fevereiro 2025
ISBN: 978-989-576
Formato: 15x23
Capa: Brochado
Guerra & Paz

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "EMMA - A grande aventura"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação de Leo Lewis Liao, que terá lugar no próximo dia 2 de março (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "PARQUE CENTRAL"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de novo circo "Parque Central", uma criação da Companhia Erva Daninha, a ter lugar no dia 22 de fevereiro (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
103,115,835