Notícias
Catarina Guinot regressa com novo single "Orações"
O tema coescrito com INÊS APENAS e produção de NED FLANGER é o segundo avanço do EP de estreia da artista, que será editado este ano.

"Se o single anterior, ‘Metade de Mim’, abordava a valorização pessoal e a leveza de seguir em frente, esta faixa transporta-nos para o momento definitivo da rutura, quando não há mais volta a dar e a única saída possível é terminar. O título tem um duplo sentido: inicialmente remete para as orações gramaticais da língua portuguesa e, à medida que a canção se desenrola, para o apelo quase religioso de quem deseja que a relação funcione, mesmo quando não há entidade que a possa salvar", conta Catarina Guinot.
Segundo a cantora, ‘Orações’ começou de forma espontânea: "peguei no dictafone e gravei as palavras que precisavam de sair de mim naquele momento”. Juntou-se depois à compositora INÊS APENAS, também pianista neste tema, para o finalizar e confessa que "a genialidade musical e talento da INÊS APENAS foram fatores chave para que esta canção ficasse exatamente como eu a imaginava. Numa única sessão criámos uma demo super completa. A secção final de som disruptivo é obra da genialidade do NED FLANGER como produtor", conta ainda Catarina Guinot, que acrescenta que "esta música ganha agora vida para todos os que precisam de ouvir esta mensagem de força para a libertação do que não nos faz bem, quando não há volta a dar".
Realizado por Camilla Ciardi, o videoclipe de ‘Orações’ dá continuidade à narrativa visual de ‘Metade de Mim’. No final do vídeo do single anterior Catarina Guinot surge com um vestido branco e uma corda à cintura, que simbolizam que, apesar da aparente liberdade, ainda há amarras invisíveis. Já o videoclipe de ‘Orações’ começa exatamente nesse ponto, com a cantora a romper a corda num gesto de libertação definitiva. Desenvolvido pela artista em parceria com a realizadora, o conceito visual para a canção é inspirado na mitologia grega, com Catarina Guinot a assumir o papel de várias deusas.
"Hera, rainha dos deuses, e Adastreia, deusa do destino, representam a decisão que é inevitável; Artemis, deusa da caça com o seu arco e flecha, simboliza o empoderamento; Atena e Themis, deusas da sabedoria e justiça, remetem para isso mesmo; e Afrodite, deusa do amor, reflete a escolha derradeira pelo amor próprio", conta Catarina Guinot, que diz ainda que "a coesão final do videoclipe é assegurada com o resumo das memórias e momentos de cenários ao som do beat disruptivo final que representa o caos e confusão mental do peso desta vivência".
Com ‘Orações’, já disponível em todas as plataformas digitais, Catarina Guinot reafirma a sua identidade artística e prepara o terreno para o primeiro EP. Com lançamento previsto para este ano, o projeto explora as diferentes fases do fim de um relacionamento, cada uma com sua sonoridade e emoção próprias, aprofundando uma jornada de superação e valorização pessoal.
Letra e Música: Catarina Guinot e INÊS APENAS
Produção: NED FLANGER
Piano: INÊS APENAS
Mistura e masterização: Michael “Mic” Ferreira
Composto, produzido e gravado na Great Dane Studios
Cantora e compositora, Catarina Guinot estudou piano e canto desde cedo. Tem formação artística pela Restart e frequentou um workshop de Teatro Musical na ACT - Escola de Atores. Apaixonada por música desde que se lembra, só na adolescência a artista ganhou coragem para entrar no “Drama Club” da escola. Foi nessa altura que começou a escrever as suas próprias canções.
Em 2016 foi convidada a participar no Eurovision Live Concert, no qual interpretou um tema de Maria Guinot, de quem é parente por parte da avó materna. Já em 2018 completou o curso de Desenvolvimento Artístico na Restart Creative Education, através do qual teve a oportunidade de conhecer os Great Dane Studios, onde regressou em 2022 para um workshop de songwriting com LEFT., Mikkel Solnado e Bárbara Tinoco. Em 2023 fez backing vocals para Herman José e passou a integrar o coro RIMA.
Influenciada sobretudo por Pop e R&B e artistas como Lauryn Hill, Fugges, Slow J, Jüra, Dua Lipa, iolanda, INÊS APENAS, Camila Cabello, Rita Onofre e Melim, entre outros, Catarina Guinot vem para apresentar músicas com as quais as pessoas possam relacionar-se e identificar-se. Tudo o que escreve é autobiográfico e a mensagem que tenta passar com a sua arte é de confiança e valorização pessoal, celebrando o desamor como uma evolução positiva, seja em que forma de relação for: amorosa, amizade ou familiar.
Em 2024 Catarina Guinot deu início ao seu percurso discográfico com o lançamento do single de estreia, ‘Metade de Mim’ , ao qual se seguiu 'Orações', no início de 2025. Estes temas abrem caminho para o primeiro EP, com lançamento previsto para este ano. O curta duração explora as diferentes fases do fim de um relacionamento, cada uma com sua sonoridade e emoção próprias, aprofundando uma jornada de superação e valorização pessoal.
>> Siga a Catarina Guinot