Notícias
Projeto "Recordar é Viver – Histórias de uma Vida" chega a Portimão
A Associação Cultural Dancenema, com o apoio do programa ALGARVE 2030 e do Município de Portimão, inicia este mês o projeto artístico e comunitário “Recordar é Viver – Histórias de uma Vida”, que tem como principais objetivos a educação pela arte, a promoção da qualidade de vida, a integração social, a superação de preconceitos e a conexão entre diferentes gerações.

A partir de testemunhos verídicos de estórias vividas por voluntários seniores, criar-se-á um enredo em que serão filmados seis episódios, que serão depois publicados nas redes sociais, e que culminarão num espetáculo de dança, interpretado por três profissionais de dança, com a participação da comunidade sénior do município.
O projeto, que terá a duração de três anos, inicia-se com uma abordagem junto da comunidade sénior, com aulas de movimento e expressão dramática para esta população. Para 2025, estão programadas aulas de dança e expressão dramática nos lares de idosos do município, entrevistas e conversas, pesquisa e gravação dos episódios. Em 2026, para além da continuação das aulas artísticas para a comunidade sénior, está prevista a criação e apresentação do espetáculo e, para 2027, a intenção será a circulação do espetáculo por outros municípios.
Estão, para já, agendadas duas aulas experimentais: no dia 18 de fevereiro, será ministrada uma aula de teatro para os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Portimão, enquanto no dia 20 de fevereiro, serão disponibilizadas aulas abertas de dança (9h30-10h30) e teatro (15h00-16h00), na Casa da Artes.
As inscrições para as aulas de dia 20 são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail a.dancenema@hotmail ou pelo telefone 910 805 783.
As atividades serão conduzidas pelas professoras Rita Rodrigues (teatro) e Ana Brito (dança).