"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Coreógrafo grego Christos Papadopoulos vencedor de Prémio Internacional de Dança Rose

O coreógrafo grego Christos Papadopoulos foi nomeado vencedor da primeira edição do Prémio Internacional de Dança Rose, competição na qual o português Marco da Silva Ferreira era finalista, foi anunciado em Londres. 

Papadopoulos foi distinguido pela produção "LARSEN C", nome da plataforma glaciar que se soltou em 2017, na qual explora os paradigmas universais de mudança que ocorrem em todo o mundo.

O espetáculo foi apresentado em 2022 no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. A israelita Stav Struz Boutros ganhou o Prémio Bloom para coreógrafos emergentes com um máximo de dez anos de experiência pela sua peça a solo "Sepia", que se inspira nas raízes georgianas da sua família.

Os vencedores foram anunciados numa cerimónia no sábado à noite, no teatro Saddler's Wells, dedicado à dança contemporânea, que promove o prémio bianual e onde os trabalhos de todos os finalistas foram apresentados. O júri foi composto pela coreógrafa Arlene Phillips, a poetisa Karthika Naïr, a cantora PJ Harvey e o académico e antigo dançarino Christopher Bannerman. "Nos últimos dez dias, assistimos a uma grande variedade de visões, todas elas executadas a um nível excecionalmente elevado, pelo que estendemos as nossas felicitações a todos os que apresentaram trabalhos", afirmou Bannerman.

O vencedor da categoria Rose receberá 40 mil libras (48 mil euros no câmbio atual) e o premiado na categoria Bloom 15 mil libras (18 mil euros). Marco da Silva Ferreira estava nomeado para o prémio principal pelo seu trabalho "Carcaça", que foi distinguido em 2023 com o prémio de Melhor Coreografia atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Estreada em 2022 no Porto, a produção foi descrita como uma tentativa de explorar a identidade portuguesa através do cruzamento de danças folclóricas portuguesas e de dança contemporânea de rua e de discoteca.

Marco Ferreira da Silva nasceu em 1986 em Santa Maria da Feira e, como intérprete, trabalhou com diversos coreógrafos nacionais e internacionais como Andre? Mesquita, Hofesh Shechter, Sylvia Rijmer, Tiago Guedes ou Victor Hugo Pontes.

Em 2010 ganhou o concurso televisivo "Achas que Sabes Dançar".

Os outros finalistas do Prémio Rose eram a brasileira Lia Rodrigues e o norte-americano Kyle Abraham e, do Prémio Bloom, a francesa Leïla Ka e o taiwanês Wang Yeu-Kwn.


Fonte: LUSA | 9 de fevereiro de 2025

Agenda
Literatura

Development Studies

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) 31 Mar 2025  |  16h30

Ver mais eventos
Visitas
105,002,761