"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Anadia celebra Carlos Paredes com espetáculo, exposição, palestras e workshops

O projeto criado por Bruno Costa e André Varandas, para celebrar o centenário do nascimento de Carlos Paredes, vai passar pelo concelho de Anadia, para onde está previsto um espetáculo documentário, uma exposição e várias palestras e ‘workshops’.

© C.M. Anadia

“Em Anadia vamos apresentar um espetáculo sócio-comunitário nos dias 25 e 26 de abril. É um espetáculo que inclui coletivos locais, nomeadamente um coro, uma orquestra, grupos de dança e de teatro”, destacou André Varandas.

O espetáculo documentário terá lugar no Cine Teatro Anadia, nos dias 25 e 26 de abril, sob a direção artística e musical de André Varandas e Bruno Costa e contando com a direção de orquestra e coro do maestro Artur Pinho Maria e arranjos exclusivos do compositor brasileiro Rodrigo Morte.

Contará com a colaboração de cinco associações anadienses: - Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores (Adabem), Club de Ancas, Coral Stella Maris - Music & Arts, Coral da Bairrada e Orquestra Ligeira de Anadia.

Em declarações um dos mentores do projeto explicou que este será um espetáculo multidisciplinar, “à semelhança do que Carlos Paredes acabou por fazer em vida”.

“Carlos Paredes criava a sua música com diferentes artes. Este é um pouco o mote do que levamos ao território”, acrescentou.

O projeto cultural “100 Paredes” é um projeto itinerante que, ao longo do ano, apresenta em 15 municípios do país uma programação diversificada para divulgar e enaltecer o legado do compositor e guitarrista português Carlos Paredes.

Foi concebido em Coimbra, na cidade natal de Carlos Paredes, com o apoio da Universidade de Coimbra e do Município de Coimbra, integrando mais de 80 eventos e iniciativas a nível nacional e internacional.

Para além do espetáculo documentário, o concelho de Anadia irá ainda receber uma exposição sobre a vida e obra de Carlos Paredes.

A mostra estará patente na Biblioteca Municipal de Anadia, de 22 de março a 04 de abril, contando com a exibição de uma guitarra portuguesa comemorativa, feita pelo atelier Fernando Meireles.

Compõem ainda o programa para a Anadia um conjunto de palestras e ‘workshops’, a realizar em data a anunciar, em escolas deste concelho do distrito de Aveiro.

“Quisemos fazer um programa com uma oferta cultural que chegue a vários públicos”, indicou ainda André Varandas.

O projeto “100 Paredes” integra a programação nacional “Variações para Carlos Paredes”, criada para assinalar os 100 anos do nascimento do músico que nasceu em Coimbra a 16 de fevereiro de 1925 e morreu em Lisboa, a 23 de julho de 2004.

Resulta de um protocolo celebrado entre o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Lisboa, através da Lisboa Cultura / EGEAC.


Fonte: LUSA | 7 de fevereiro de 2025

Agenda
Literatura

Development Studies

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) 31 Mar 2025  |  16h30

Ver mais eventos
Visitas
105,001,916