Notícias
Hub Criativo para acolher criação artística nasce na Trafaria em Almada
Casa do Cais, na Trafaria, foi inaugurada no passado dia 7 de fevereiro. O espaço, cedido pela CMA, é dedicado à criação artística, servindo de ponto de encontro e colaboração entre artistas e técnicos.

Pretende-se, assim, gerar impacto cultural através da realização de projetos criativos de grande relevância para a comunidade.
A associação Cardume, que reúne profissionais e pequenas estruturas nas áreas do Cinema, Multimédia, Teatro, Artes Visuais, Música e Fotografia, terá a cargo a gestão do espaço que, apesar de dar prioridade aos seus associados, deixa à disposição salas, em regime rotativo, que podem ser ocupadas por outros criadores, técnicos ou entidades.
Este edifício, localizado nas proximidades do cais de embarque da Trafaria, foi recentemente reabilitado e reconvertido com recurso a comparticipação do PORL - Programa Operacional Regional de Lisboa.
Na cerimónia de inauguração, que reuniu os executivos da Câmara Municipal de Almada e da União de Freguesias da Caparica e Trafaria, a Presidente Inês de Medeiros afirmou que “este projeto faz parte de um projeto maior para a Trafaria que inclui, com o protocolo com a Faculdade Nova, a reabilitação do presídio, incluindo a reabilitação das celas, que será um espaço expositivo, de grande simbologia; assim como o outro edifício, que é municipal, que é um edifício aberto, com salas de trabalho, com espaços de residência e que está aberto a todos os artistas, todos os criativos, e todas as associações.” A Presidente da CMA deixou ainda um desafio a todos: “Concorram. Ele é vosso.”
Sandra Chaiça, Presidente da União de Freguesias da Caparica e Trafaria, também sublinhou a importância do poder local e deste tipo de iniciativas, que têm em comum o “Trabalhar para a comunidade com a comunidade.”