Notícias
Ilustrador cabo-verdiano Wilson Lopes vence Prémio Manuel Lopes
O cabo-verdiano Wilson Lopes venceu a 1.ª edição do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes na categoria de ilustração.

A distinção dirigida ao arquipélago foi criada em parceria pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) e pelo Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV).
O júri da categoria de ilustração, composto por Elisabete Gonçalves “Bety”, Tutu Sousa e André Letria, distinguiu o trabalho apresentado por Wilson Lopes, que acompanhou o conto Nina, de Vanda Azuaga Monteiro, vencedor da categoria de texto, anunciado em agosto de 2024.
Wilson Lopes reside na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, e tem uma década de experiência no campo da ilustração: é conhecido como Tozé pelo seu trabalho de arte conceptual, animação, desenho para jogos em dispositivos móveis digitais, arte urbana e retrato.
O Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes inclui uma componente pecuniária de cinco mil euros (repartida equitativamente entre as categorias de texto e ilustração) e a edição em livro dos trabalhos vencedores.
O prémio visa promover a criação literária e a ilustração para o universo infantojuvenil e é dirigido a autores cabo-verdianos ou a residir em Cabo Verde.
Ao mesmo tempo, trata-se de uma homenagem ao escritor cabo-verdiano, Manuel Lopes, um dos fundadores da literatura moderna em Cabo Verde que, com Baltasar Lopes da Silva e Jorge Barbosa, fundou, em 1936, a revista Claridade.
Nasceu em Campinho (São Nicolau) a 23 de dezembro de 1907 e faleceu em Lisboa a 25 de janeiro de 2005.
Fonte: LUSA | 4 de fevereiro de 2025