Publicações
"Não Digas o que a Baiana Tem"
Um romance de Paulo Teixeira, sem paralelo na literatura que se faz atualmente em Portugal.

Isabel, jovem portuguesa em fase final dos seus estudos universitários, desloca-se para Salvador da Bahia para recolher elementos para uma tese de doutoramento que pretende escrever e defender.
Uma vez chegada, aluga um quarto num bairro popular de classe baixa no centro da cidade. Esta sua decisão fá-la mergulhar num mundo que lhe é completamente estranho. Nesse mundo, vazio de preocupações sociais, é comandado por três elementos: a violência, o sexo e a busca quotidiana de sobrevivência.
Paulo Teixeira viveu, ele próprio, nesse contexto. Recolheu uma vastíssima documentação e, com esses elementos, escreveu um romance – Não Digas o Que a Baiana Tem – sem paralelo na literatura que se faz hoje em Portugal.
Paulo Teixeira nasceu em Moçambique, em 1962. Reuniu a obra poética, publicada a partir de 1985, no volume O Último Poeta Romano, que inclui o livro inédito Calepino (2020). Publicou também, nesse ano, A Comoção do Mundo, escrito com uma bolsa de criação literária atribuída pela DGLAB/Ministério da Cultura. A sua última incursão neste domínio tem por título A Boda dos Tempos (2024). Fez parte, por indicação testamentária do próprio poeta, da Fundação Luís Miguel Nava, do júri do Prémio de Poesia por ela atribuído e exerceu as funções de co-director da revista Relâmpago.
Foi escritor convidado do D. A. A. D. (Deutscher Akademischer Austauschdienst) para uma permanência de um ano em Berlim. Efetuou residências literárias na Maison des Écrivains Étrangers et des Traducteurs de Saint-Nazaire, em França, e na Fundação Sacatar, no Brasil, país onde viveu durante a última década.
Ficha do Livro:
Título: Não Digas o que a Baiana Tem
ISBN: 9789722133234
PVP C/ IVA: 19,90€
LeYa | Editorial Caminho