Pessoa cancelado, pensamento único, «democracias das maiorias» abolidas: vem aí a Brigada da Culpa
Numa relação de poder, para uns ganharem, outros têm de perder. A bem da nação.
A Brigada da Culpa, romance de Rui Galiza, é o retrato mordaz de um Portugal distópico, tomado de assalto por um movimento dito progressista que impõe a «reparação histórica» como desígnio nacional.
Fernando Pessoa foi cancelado, o debate de ideias contrárias à ideologia anulado e a ausência de culpa coletiva declarada como mal elementar da sociedade.
Após a abolição da «democracia das maiorias», o Estado – uma elite – decide que os cidadãos serão divididos em grupos identitários consoante a discriminação ou a prerrogativa de que são alvo – «credores» ou «devedores» – e institui uma polícia política, as Brigadas da Culpa, para garantir que todos assumem voluntariamente, e «a bem da nação», a sua quota parte no processo de «reparação histórica».
Com uma escrita ágil e com refinada ironia, Rui Galiza traça a radiografia de um Portugal autocrático através dos seus arquétipos e instrumentos de poder, naquele que é também, a partir do futuro, um convite à reflexão sobre o mundo contemporâneo.
Rui Galiza
Nasceu em Lisboa, enquanto o país transitava para a democracia. Cresceu no subúrbio, passou pela emigração e ainda teve tempo para frequentar Filosofia na Universidade Nova antes da licenciatura em Ciências da Comunicação, no ISCSP. Foi jornalista e colaborou com várias publicações nacionais, antes de se dedicar à comunicação empresarial. Em 2007, publicou com João Pina Por Teu Livre Pensamento – Histórias de 25 ex-presos políticos portugueses (Assírio & Alvim) e nem se importou quando, mais tarde, um Museu Nacional que celebra a resistência e a liberdade teve a mesma ideia para nomear um importante evento inaugural. Continuando a dar mostras de «bom feitio», colabora, pontual e gratuitamente, com o jornal online Tornado, enquanto tenta fazer o seu melhor como cidadão.
Categoria(s): Ficção, Romance Nº de Páginas: 168 Ano de Edição: Fevereiro 2025 ISBN: 978-989-576-152-4 Formato: 15x23 Capa: Brochado Guerra & Paz
Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação de Leo Lewis Liao, que terá lugar no próximo dia 2 de março (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!
Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de novo circo "Parque Central", uma criação da Companhia Erva Daninha, a ter lugar no dia 22 de fevereiro (sábado), às 21h30.
Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.