Publicações
Um dos clássicos mais relevantes para os jovens de hoje
George Orwell chega à coleçãoTesouros da Literatura, que reúne os melhores clássicos para jovens, com uma obra particularmente relevantepara os tempos que atravessamos. Numa época em que se intensifica a ameaça dos totalitarismos e dos líderes populistas e autocráticos, ninguém pode passar ao lado desta leitura.

Uma edição cuidada com nova tradução de Rita Carvalho e Guerra, e o prefácio da escritora Maria do Rosário Pedreira que enquadra e atualiza a pertinência da obra no contexto do atual período histórico e sociopolítico. Uma leitura obrigatória.
A Quinta dos Animais (ed. Fábula), de George Orwell. Tradução de Rita Carvalho e Guerra.
Excerto para leitura.
Nas livrarias a 17 de fevereiro de 2025.
«Se não queres ser enganado como os pobres animais desta história, nem trabalhar que nem um louco para os outros ficarem com o que produzes sem mexerem uma palha, lê esta história e reflete sobre a sua importante lição. Além do mais, ler livros torna-nos mais cultos e aptos a defendermo-nos dos tiranos, não permitindo que, com falinhas mansas, nos vendam gato por lebre.»
in Prefácio, Maria do Rosário Pedreira
SINOPSE
Há muito que os animais da Quinta do Solar eram explorados. Um dia, o senhor Jones esquece-se de os alimentar e é então que aqueles que estavam cansados de uma vida de miséria e maus-tratos se revoltam.
Liderados pelos porcos Bola-de-Neve e Napoleão, lutam pela independência e conseguem expulsar o temível dono desta herdade, que passa a chamar-se Quinta dos Animais.
No início apreciam a sua liberdade e são definidas regras em que todos têm direitos iguais. Mas com o passar do tempo, os ideais que levaram à revolta vão sendo esquecidos. O sonho que levou à revolução dá lugar ao pesadelo da ditadura de uma minoria mal-intencionada que toma o poder.
O AUTOR
George Orwell (1903–1950), pseudónimo de Eric Arthur Blair, nasceu na Índia e frequentou o prestigiado colégio interno inglês de Eton. Combateu ao lado dos republicanos na Guerra Civil Espanhola e, durante a Segunda Guerra Mundial, serviu a organização britânica Home Guard e trabalhou para a BBC. Tornou-se colaborador do Tribune e, mais tarde, correspondente de guerra do Observer. A par com a sua produção jornalística, Orwell dedicou-se ao ensaio, à poesia e à ficção. A alegoria política A Quinta dos Animais, publicada em 1945 e, um ano mais tarde, a distopia 1984 abriram caminho para a fama internacional de Orwell, uma das figuras mais destacadas e influentes da literatura do século XX.