Publicações
Viagem ao Tempo com Raquel Patriarca e Vítor Hugo Matos
Raquel Patriarca regressa ao catálogo da Nuvem de Letras com um novo álbum em prosa poética, na linha de Os avós são as pessoas preferidas dos pássaros. Desta vez, a poeta traz a companhia de Vítor Hugo Matos, que ilustra esta viagem onírica aos mistérios do Tempo.

Uma menina questiona-se sobre a passagem do tempo e tudo o que este nos dita. Feitas as coisas «necessárias, essenciais, obrigatórias», será finalmente tempo de brincar, subir às árvores, sonhar, sossegar, ver o mar?
Tempo é uma palavra que se empresta ao mar (ed. Nuvem de Letras), de Raquel Patriarca (texto) e Vitor Hugo Matos (ilustrações).
Excerto para leitura.
Nas livrarias a 17 de fevereiro de 2025.
«O título procura estabelecer, logo à partida, uma relação entre ‘o verbo e a coisa’, a palavra e o conceito que a palavra nomeia. Brinca com essa liberdade que temos de escolher as palavras e de como as palavras que escolhemos são definidoras do valor que emprestamos às coisas. Ao próprio tempo, por exemplo, ou ao mar.»
Raquel Patriarca
SINOPSE
Já te perguntaste como funciona o tempo? Somos nós que decidimos como o usar ou é ele que nos leva, embalados, no ritmo do seu caminho? E teremos mesmo de ordenar as coisas para as quais guardamos tempo?
«Ouço sempre que é tarde. Que o tempo é pouco e precioso. Que deve guardar-se para as coisas necessárias.» Será?
Pela voz do pensamento de uma menina que, mais do que senhora das palavras, sonha ser senhora do tempo, vamos tentar descobri-lo.
A AUTORA
Raquel Patriarca (Benguela, 1974). Bibliotecária, documentalista, investigadora, contadora de histórias e escritora, é doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma tese sobre a história do livro infantojuvenil em Portugal. É mediadora de leitura e professora de futuros bibliotecários e arquivistas. É autora de livros sobre a História do Porto e de contos para a infância. Tem participado em obras coletivas com textos livres, verbetes, contos, poemas e até um capítulo de um romance em folhetim. Em 2022, publicou o seu primeiro livro de poesia, Cada gesto essencial, uma parte importante do seu projeto de vida porque, quando for grande, quer ser poeta.
O ILUSTRADOR
Vitor Hugo Matos é arquiteto e ilustrador, nascido e formado no Porto. Tem vindo a expor trabalhos na área da Arquitetura, Pintura e Ilustração no Porto, na Archilab-França, no México, Barcelona e Lisboa. Recentemente iniciou a sua atividade como ilustrador no universo da literatura infantil sendo coautor em duas obras.