"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ARTAVE ALARGA FRONTEIRAS

A ARTEMAVE – Associação de Promoção das Artes e Música do Vale do Ave, é constituída pelas duas entidades que detinham a tutela da Artave: Instituto Nun’ Álvares, Centro de Cultura Musical das Caldinhas, e Câmara Municipal de Famalicão às quais se juntam agora a Câmara Municipal de Santo Tirso e as fundações Cupertino de Miranda e Castro Alves.

“A constituição da ARTEMAVE é um passo necessário, exigido pela lei, mas que consolida e fortalece o trabalho desenvolvido pela ARTAVE – Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e amplia o número de associados até agora afectos a esta instituição”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, definiu, esta terça-feira, 24 de Janeiro, a importância da formalização da nova associação que a  partir de agora vai prosseguir com o trabalho que vinha sendo produzido pela Artave.

A ARTEMAVE – Associação de Promoção das Artes e Música do Vale do Ave, é constituída pelas duas entidades que detinham a tutela da Artave: Instituto Nun’ Álvares, Centro de Cultura Musical das Caldinhas, e Câmara Municipal de Famalicão às quais se juntam agora a Câmara Municipal de Santo Tirso e as fundações Cupertino de Miranda e Castro Alves.

Segundo Armindo Costa, com a formalização desta nova associação “a ARTAVE fica dotada de novas condições jurídicas e institucionais que vão contribuir seguramente para o desenvolvimento dos seus fins artísticos, culturais e educativos”. E acrescentou: “Por outro lado, a novel ARTEMAVE fica com uma área de influência intermunicipal, que registamos com profundo agrado, incorporando parceiros que potenciam a melhor concretização dos seus fins”.

Numa cerimónia simples, mas repleta de significado, marcaram presença, para além de Armindo Costa, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, a representante do Ministério da Educação, Regina Matos, o director da Artave, Alexandre Reis, o presidente da Fundação Castro Alves, Manuel Boaventura, o vice-presidente da Fundação Cupertino de Miranda, José Peixoto, e o director geral do Colégio das Caldinhas e representante do Instituto de Formação Artística do Vale do Ave, Padre Jorge Sena.

De acordo com o Padre Jorge Sena, que irá presidir à Artemave, “este é um projecto com impacto na região”. “Alargar as parcerias, contando para isso com a participação activa destas entidades, que fazem parte da vida desta escola”, é, segundo este responsável, o grande objectivo deste projecto. E acrescenta: “Esta escola não está isolada, está integrada no Vale do Ave e, é desta forma, que queremos desenvolver o trabalho que já tem vindo feito com as Câmaras e fundações, agora envolvidas no projecto”.

Por sua vez, Alexandre Reis, que assume agora a directoria da Artemave, assinalou que “com a formalização da nova associação, o nosso projecto pode ser mais apoiado, ter uma presença mais eficaz e servir melhor a população”.

DIMENSÃO INTERMUNICIPAL DO PROJECTO

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão destacou particularmente “a nova dimensão intermunicipal do projecto, com a adesão do Município de Santo Tirso”. “Esta é uma escala de exigência que nunca devemos perder de vista”, referiu.

O autarca aproveitou ainda a oportunidade para elogiar a Artave, enquanto “instituição exemplar com prestígio Nacional e Europeu”. “Ao longo da última década e meia, a Artave alterou significativamente o panorama educativo e cultural da região, tendo sido fonte de uma plêiade de grandes talentos musicais, que actualmente brilham um pouco por todo o mundo”, referiu o autarca.

Também a representante do Ministério da Educação aproveitou para elogiar a qualidade da Artave, pois “não só forma músicos de altíssima qualidade na região, como é um forte contributo para a formação de públicos”.

A finalizar, Armindo Costa garantiu que “da parte de Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão podem contar com todo o nosso entusiasmo e dedicação ao projecto, porquanto consubstancia uma das linhas mestras de orientação política do município: A democratização da Educação e da Cultura, num quadro de permanente diálogo com os agentes da sociedade civil”.

Agenda
Teatro

A Colónia

Teatro Nacional São João 23 Jan a 26 Jan 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,556,419