Publicações
"Domina-me o desejo de falar-te ao vivo"
Assírio & Alvim publica Sossega este Coração: Cartas de Amor, a correspondência apaixonada entre o poeta Friedrich Hölderlin e a sua amante Susette Gontard.

Ela, uma mulher contra os valores conservadores da sua época, discute os livros e poemas; ele, a braços com os projetos falhados, inspira-se na sua musa. Esta é não só a história de um amor proibido como o retrato impressionante de um dos momentos mais vivos da literatura de língua alemã. A presente edição conta ainda com dois textos, narrando a história antes e depois da troca desta correspondência, duas cartas adicionais importantes para a história, do filho de Susette e de um amigo de Hölderlin, e três poemas inspirados nesta relação.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 6 de fevereiro de 2025.
SOBRE O LIVRO
Título: Sossega este Coração: Cartas de Amor
Autores: Susette Gontard e Friedrich Hölderlin
Tradução e textos: Maria Teresa Dias Furtado
N.º de Páginas: 136
PVP: 14,40€
Coleção: testemunhos
Ver primeiras páginas
SOBRE OS AUTORES

Friedrich Hölderlin
Nasceu em Lauffen, na Alemanha, a 20 de março de 1770. Um dos maiores poetas românticos da língua germânica, Hölderlin travou amizade com as principais figuras do seu tempo, Schelling e Hegel, com quem irá redigir, mais tarde, o célebre O mais antigo programa do idealismo alemão. No seu Hipérion ou o Eremita da Grécia (1797-1799), um romance epistolar em dois volumes, e nos seus Poemas (1826), deixou uma profunda reflexão sobre o exílio, o sublime e o mundo natural, incorporando na língua alemã a sintaxe do grego clássico e a sua complexa mitologia. Desde cedo marcado por uma perturbação mental, Hölderlin passará o final da vida em reclusão na famosa Torre de Tübingen, onde produz os seus «poemas da loucura», até aí morrer, no dia 7 de junho de 1843.

Susette Gontard
Nascida em 1769, foi uma mulher da alta sociedade alemã. Conheceu Friedrich Hölderlin em sua casa, enquanto professor do seu filho Henry, e com ele manteve uma relação secreta. A sua inteligência e personalidade literária influenciou o segundo volume de Hipérion ou o Eremita da Grécia, inspirando a personagem Diotima. São conhecidas as cartas que o par trocou, publicadas em várias edições. Susette morreu em 1802, vítima de rubéola.