Notícias
Criação do Centro de Estudos Luiz Cunha (CELC)
Quando se assinalam seis anos desde o falecimento do arquiteto Luiz Cunha, é com um misto de saudade e celebração que partilhamos a criação do Centro de Estudos Luiz Cunha (CELC).
Este é um projeto que nasce não apenas para preservar a memória de uma figura maior da arte e arquitetura portuguesas, mas também para honrar o profundo legado, artístico e arquitetónico que Luiz Cunha nos deixou.
CENTRO DE ESTUDOS LUIZ CUNHA:
Nasce o Centro de Estudos Luiz Cunha na Paroquial de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Lisboa: Um serviço à Arte e Arquitetura Religiosa.
É com enorme entusiasmo que anunciamos a criação do Centro de Estudos Luiz Cunha (CELC), uma associação sem fins lucrativos dedicada ao estudo, preservação e divulgação da obra artística, arquitetónica e religiosa do arquiteto Luiz Cunha. Este marco foi formalizado na escritura notarial realizada a 17 de dezembro, na presença da Dr.ª Maria de Jesus Chichorro de Medeiros e Cunha, viúva do arquiteto e responsável pela doação do valioso espólio que constitui a base deste projeto.
O CELC está prioritariamente vocacionado para o estudo e tratamento da obra religiosa de Luiz Cunha, cuja visão artística ao longo de mais de meio século revelou uma abordagem surpreendentemente contemporânea e inovadora. Num momento em que o mundo olha para o futuro da arquitetura e da arte com foco na espiritualidade e na sustentabilidade, o trabalho de Luiz Cunha emerge como uma inspiração essencial.
Numa primeira fase de instalação, o Centro irá focar-se na acomodação e inventariação detalhada do espólio, garantindo a sua preservação e organização. Este acervo inclui desenhos, projetos, maquetes, quadros, livros e outros materiais que refletem a profundidade criativa e espiritual do arquiteto. Este trabalho inicial será o alicerce para as futuras iniciativas de estudo, investigação e divulgação que caracterizarão a atividade central do CELC.
Além de salvaguardar e promover o espólio, o Centro irá organizar eventos, debates e exposições, colaborando com universidades, museus e dioceses. Esta parceria permitirá que o legado de Luiz Cunha alcance novas gerações e inspire a comunidade artística e religiosa.
Segundo os estatutos da associação, o espólio será preservado como um corpo único e indivisível, honrando o compromisso da sua doadora e garantindo que a integridade da obra do arquiteto seja respeitada em todas as suas dimensões.
“O Centro de Estudos Luiz Cunha é um projeto que nasce com a (nobre) missão de dar a conhecer uma obra que transcende o tempo, com um olhar inovador e profundamente espiritual. Estamos conscientes da responsabilidade que assumimos e confiamos no contributo de todos para que este projeto seja um ponto de referência na divulgação e valorização da arte e da arquitetura religiosa,” destacou o presidente da direção.
O nascimento do CELC ocorre num ano jubilar, o que reforça a relevância espiritual e cultural deste projeto, que pretende dar a conhecer a perene e polifacetada obra de Luiz Cunha, promovendo uma abertura e, se possível, uma compreensão mais profunda da sua visão artística e arquitetónica sempre em relação, com o outro e com a comunidade.
A Direção
Luis Alberto Carvalho, Padre
António Sá Machado, Arqtº
Paulo Miranda, Arqtº
João Valério, Arqtº
Alberto Júlio Silva, Dr.