"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Continuo à Espera de que me Peçam Desculpa"

Um romance extremamente atual, candidato ao Prémio Strega, sobre como às vezes só muito tarde as mulheres percebem como sofreram abusos.

Houve alturas em que Anna acreditou na igualdade que recompensa independentemente do género, «que não quer saber se usas maquilhagem ou como são as tuas pernas».

Mas depois, como muitas raparigas e mulheres, sentia necessidade de ser vista e de se sentir especial.

E, perante os olhares, as mãos e as palavras dos homens, não conseguia deixar de ceder – espaço, voz, partes de si –, embora dividida entre o desejo de se mostrar e o pavor de o fazer.

E agora, que dá aulas num mestrado em jornalismo, dá por si a discutir o legado do #MeToo com muitos jovens, enquanto pensa em todas as vezes que cedeu.

Quantas interpretações damos à palavra «consentimento»? Quando é que podemos ter a certeza de que um «sim» não esconde uma hesitação?

Anna procura culpados, mas não tem a certeza de se poder considerar uma vítima. Terá de se perdoar a si mesma, olhando se introspetivamente com coragem e sinceridade, para se poder aceitar e seguir em frente. Em todo o caso, continua à espera de que lhe peçam desculpa.

Com a curiosidade e a inteligência que caracterizam a sua escrita, Michela Marzano convida-nos a refletir acerca da relação ambígua que temos com os outros e com o nosso próprio corpo.

«Chamo-me Anna, sem «agá» no início ou no fim, an-na, simplesmente, e é tão simples que se pode ler nos dois sentidos, não muda nada. Mas não vale a pena divagar, dizia que me chamo Anna e estão prestes a ler a minha história. A minha verdadeira história. E não estejam à espera de uma infância despreocupada e um casamento tranquilo, a vida não funciona assim. Nos romances, talvez, mas aqui não se trata bem de um romance. Isto é: embora cada vida seja potencialmente um romance, no entanto, quando escrevemos, embelezamos, limam-se as arestas; e esta, em vez disso, é a verdadeira história da Anna, que um dia decidiu dizer já chega.

Mais cedo ou mais tarde, surge uma altura em que é preciso clareza e, pelo menos para mim, esse momento chegou. Talvez seja porque estou já perto dos cinquenta, ou porque, nestes últimos anos, as mulheres começaram a falar livremente, como se diz hoje em dia, embora a liberdade continue bem longe; mas se tentar, quem sabe, talvez consiga compreender como estão, de facto, as coisas. O que é certo é que, para mim, chegou esse momento e, aconteça o que acontecer, pouco importa o que ele possa pensar disso, é também por ele que o faço; mesmo no amor, mais cedo ou mais tarde, devemos estar dispostos a arriscar tudo.»

Michela Marzano nasceu em Roma, em 1970.
É filósofa, escritora, cronista dos jornais La Repubblica La Stampa e autora de, entre outros, Volevo essere una farfalla (2011), L’amore che mi resta, Idda (2017) e Stirpe e vergogna (2021), distinguido com o prémio literário SuperMondello em 2022.
Vive em Paris desde 1999, ensinando na Sorbonne, onde é diretora do Departamento de Ciências Sociais.
Os seus temas de investigação incluem o corpo e o seu estatuto ético, a ética sexual e a ética da medicina e a filosofia moral.
Dirige uma pequena coleção de ensaio filosófico numa editora francesa.

Literatura Traduzida
328 páginas
18,80 Euros
ISBN: 978-989-23-6387-5
1.ª Edição: Janeiro 2025
ASA | Leya

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "EMMA - A grande aventura"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação de Leo Lewis Liao, que terá lugar no próximo dia 2 de março (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "PARQUE CENTRAL"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de novo circo "Parque Central", uma criação da Companhia Erva Daninha, a ter lugar no dia 22 de fevereiro (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
103,115,695