Publicações
Nova coleção nacional ilustrada de Ciência
A Fábula Educação lança uma nova coleção nacional sobre ciência. Com o objetivo de promover as aprendizagens relacionadas com o mundo natural, O Ciclo da Água e O Ciclo das Rochas iniciam esta série, tão divertida como pedagógica, com textos da professora Catarina Pinheiro e ilustrada por Sara Paz (a ilustradora da bem conhecida coleção O Clube dos Cientistas).

Juntando uma narrativa ficcional e uma parte prática, com diversas atividades, e ilustrada de forma dinâmica, ao estilo da banda desenhada, esta nova coleção pretende chegar às escolas, mas também às leituras em família.
Aprender com Ciência: O Ciclo da Água | O Ciclo das Rochas (ed. Fábula Educação), de Catarina Pinheiro (texto) e Sara Paz (ilustrações).
Excerto para leitura.
Nas livrarias a 3 de fevereiro e 3 de março de 2025.
SINOPSE
Vivemos rodeados pela natureza, interagimos com ela e, por vezes, até a alteramos sem nos apercebermos dos processos naturais envolvidos. Na coleção Aprender com Ciência vamos levar-te à descoberta do mundo natural.
Começa por ler as histórias da Gota de Água e do Grão de Areia, acompanhando as suas viagens nos incríveis ciclos da água das rochas. Nessas narrativas vais aprender conceitos e processos naturais e também trabalhar competências fundamentais, como a leitura e a interpretação.
Depois põe à prova o que aprendeste nas atividades práticas, que visam compreender os fenómenos descritos na história, mas, acima de tudo, promover a curiosidade, o raciocínio e o desenvolvimento de metodologias de trabalho científico.
A AUTORA
Catarina Pinheiro nasceu em Santarém e cresceu entre a lezíria e a serra, onde passava as férias na casa dos avós. Rumou a Coimbra, onde escolheu estudar Biologia e decidiu ser professora para partilhar o seu fascínio pelo mundo natural. Mais tarde, a viver no Algarve, frequentou o curso de mestrado em Geologia. Começou a escrever histórias para facilitar a aprendizagem dos processos e fenómenos naturais por parte dos seus alunos. Os seres vivos que mais admira são as plantas e a sua palavra favorita é «porquê».
A ILUSTRADORA
Sara Paz Nascida em Lisboa, não conseguia deixar as margens dos livros da escola sem um rabisco. Como tal, seguiu artes e apaixonou-se pela vertente do design, curso em que se licenciou pelo IADE. Reencontrou o seu amor pela ilustração quando foi trabalhar como infografista para uma editora de livros escolares, paixão que se intensificou quando foi mãe e, desde então, não parou de rabiscar profissionalmente (e ainda nos cantos dos cadernos).